ARRI lança atualização de software para Alexa Mini

O novo pacote SUP 5.0 pode ser baixado gratuitamente e traz uma série de novos recursos para os usuários

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Agosto de 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

A ARRI lançou uma atualização do software de controle da câmera profissional Alexa Mini. Trata-se do SUP 5.0, que traz novos recursos para melhorar a versatilidade e a eficiência da câmera e que pode ser baixado gratuitamente.

O pacote traz a possibilidade do usuário selecionar um arquivo de lente armazenado no cartão SD em seu WCU-4 e, usando um comando de mão, transmitir o arquivo sem fio para a ALEXA Mini, trazendo mais economia de tempo e esforço. Essa transferência pode ser útil para situações com tempos de configuração são curtos e em que a câmera fica inacessível após a mudança da lente, por exemplo, quando montada em uma grua ou em uma câmera car. Com o assistente de câmera é possível montar a lente e fazer o resto da configuração de calibração da lente para transferência dos arquivos de maneira remota.

Também está disponível nessa versão uma integração com o WCU-4 um comando sem fio de 3 eixos que visa trazer mais conforto e robustez ao usuário, além de controle completo da reprodução de vídeo. Isso permite aos usuários selecionar sem fio, reproduzir da maneira que quiser, de qualquer clipe do cartão CFast 2.0 na ALEXA Mini, sem necessidade de acesso direto à câmera. Este recurso e a transferência sem fio de arquivos de lente serão disponibilizados para outras câmeras ARRI em atualizações futuras.

O SUP 5.0 estende o recurso de configuração do usuário da ALEXA Mini, que permite que todas as configurações definidas pelo usuário sejam armazenadas em um único arquivo. É possível realizar configurações parciais, com o uso de cinco grupos de parâmetros, controle mais flexível e mais específico e a câmera também pode armazenar várias configurações diferentes. Essas configurações de usuário podem ser acessadas e ativadas sem fio a partir do WCU-4, permitindo que os assistentes de câmera e os operadores de drones mudem rapidamente as configurações da câmera remotamente.

Outro novo recurso da ALEXA Mini SUP 5.0, é uma função EXT Sync, que permite os sensores e parâmetros operacionais de até 15 câmeras ALEXA Mini sejam sincronizados com uma ALEXA Mini mestre. As câmeras podem assumir parâmetros como a taxa de quadros, o ângulo do obturador ou a configuração ND da câmera mestre, que também fornece um resumo de status de todas as câmeras. Facilitado por novos cabos e caixas de distribuição EDB-2, o EXT Sync simplifica a configuração e o controle de aplicações multi-câmera 3D, VR e VFX de forma a permitir que toda a configuração de multi-câmera seja operada como se fosse uma única câmera.

O suporte para lentes EF foi ampliado, suportando uma gama de lentes mais ampla, incluindo o comando de foco e íris, e, o uso de estabilizadores de imagem.

O suporte para os ARRI Master Grips também foi ampliado, com controle de 3 eixos de lentes ENG e a opção de configurar botões de usuário do Master Grip. Essa possibilidade é ideal para para operadores de câmeras de documentários e de câmera na mão.

Os recursos adicionais incluem suporte de lentes anamórficas 1.3x, sincronização de timecode mais fácil e mais estável, um novo conceito para manipulação de configurações de usuário, suporte para o modo de infra-estrutura WiFi, múltiplas melhorias de monitoramento e exibição e, melhor integração com o Sistema de Controle Eletrônico ARRI (ECS). 

Notícias Relacionadas