Huawei inaugura centro de desenvolvimento em parceria com Inatel

A unidade será voltada para a capacitação e desenvolvimento de soluções inteligentes e inovadoras aplicáveis aos clientes no Brasil e no mundo.

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Junho de 2017 Edição do Mês

Da Redação


 

A Huawei, em parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), lançou o Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação (CIDC, na sigla em inglês), destinado a construir soluções inovadoras para suprir as atuais necessidades e demandas dos clientes. O CIDC, localizado em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, permitirá que engenheiros e profissionais da Huawei e do Inatel desenvolvam conjuntamente soluções para operadoras no Brasil, além de incluir um centro de treinamento para estudantes do Inatel.

O local foi projetado para atender à crescente demanda na área de serviços e aumentar a colaboração da Huawei com a indústria local. “O novo centro conta com a mais alta tecnologia e padrões globais da Huawei, como laboratórios de última geração, equipado com ferramentas voltadas às principais demandas da transformação digital, tal como o crescente mercado da internet móvel e das OTT’s”, comenta Breno Santos, Diretor de Serviços da Huawei do Brasil.

O centro também permite o compartilhamento de conhecimento em tecnologia entre Huawei e Inatel. “A Huawei está comprometida em fornecer as melhores soluções aos clientes no Brasil de forma mais ágil e eficiente, o que se torna possível através da colaboração com parceiros, como o Inatel. Por isso, acreditamos que o Centro de Desenvolvimento de Competência e Inovação é mais um grande passo para o setor brasileiro de TIC”, acrescenta Luiz Gustavo Queiroz, VP de Serviços da Huawei do Brasil.

Parceria em Capacitação e Certificação

A Huawei e o Inatel já realizam outros projetos em parceria há alguns anos. Em 2012, o Instituto foi o primeiro credenciado no Brasil para treinar profissionais na certificação HANA (Huawei Authorized Network Academy), programa de treinamento entre Huawei e universidades em todo o mundo. Desde esse período, foram realizadas mais de 5 mil horas de aulas dadas para certificação dos instrutores em três línguas (português, inglês e espanhol), mais de 10 instrutores certificados e 5 alunos que participaram de treinamentos na China, com o programa de intercâmbio global, Seeds for the Future.

Em janeiro de 2017, o Inatel passou a ministrar também os cursos preparatórios para certificação Huawei em Redes de Dados – HCDA e em LTE – HCNA destinados a profissionais que trabalham com Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O programa visa oferecer uma visão geral do sistema LTE, da arquitetura de rede, de todos os conceitos sobre eNodeB (configuração, manutenção e comissionamento), dos protocolos e dos procedimentos da rede de dados.

Estas certificações têm validade mundial. No Brasil, a Huawei já treinou mais de 20 mil pessoas da área de TIC e tem como objetivo treinar mais 20 mil nos próximos 3 anos.

Notícias Relacionadas