Home Reportagens 2Way FM migra de analógico para digital com soluções AEQ

2Way FM migra de analógico para digital com soluções AEQ

2Way decidiu implementar o console Capitol IP da AEQ em seus estúdios 1 e 2 devido aos seus faders configuráveis de 8 canais

Por Ricardo Batalha

A rádio australiana 2WAY FM, fundada em 1986, decidiu empreender a modernização dos seus estúdios para a tecnologia digital, apostando na consola AEQ Capitol IP como eixo do sistema. A configuração original do 2WAY FM incluía uma série de amplificadores conectados por um emaranhado de cabos que “ninguém realmente conhecia”.

Como resultado, os membros da estação sentiram que tinham conhecimento limitado sobre como substituir o equipamento do estúdio. Na época, a 2Way FM entrou em contato com Ross Wheeler (Tank FM), que recomendou os serviços da Broadcast Components, parceira local da AEQ no país. Após longas discussões com a 2WAY FM, foi decidido que começar do zero poderia ser a melhor opção para o rádio.

Para isso, propuseram uma abordagem digital com o objetivo de minimizar a fiação e dar ao estúdio uma solução preparada para o futuro. Especificamente, a 2Way decidiu implementar o console Capitol IP da AEQ em seus estúdios 1 e 2 devido aos seus faders configuráveis de 8 canais, mais do que suficientes para seus requisitos de transmissão; sua integração com CD players existentes, através do prático Twinmatch , e sua compatibilidade com Netbox32da própria AEQ.

Paralelamente, foi instalado um processador 542APC, cujos recursos incluem RDS, processamento de 5 bandas e Audio Quality Analyzer para levar o som das emissoras a outro patamar. A configuração foi concluída com alto-falantes atualizados, vários fones de ouvido Sennheiser HD 280 e controles de nível individuais para cada apresentador e convidado.

O AEQ Capital IP é um console de mixagem de áudio digital de configuração fixa de oito canais. A implementação da conectividade IP é baseada em um único módulo com 16 canais de entrada e 16 canais de saída, incorporados ao seu “core”. Uma das principais qualidades do AEQ CAPITOL IP é a ampla capacidade de entrada disponível: 4 micro/linha, 12 analógicas, 4 AES/EBU (AES3) estéreo digital, 2 USB estéreo digital, 2 linhas telefônicas opcionais, links de áudio multicanal opcionais digitais, e 16 canais AoIP em dois conectores Ethernet ou 64 canais MADI via entrada de fibra ótica.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados