Home Reportagens 55 Unidyne: fama, história e design que fizeram do microfone da Shure uma sensação

55 Unidyne: fama, história e design que fizeram do microfone da Shure uma sensação

Por Ricardo Batalha

Equipamento de áudio foi utilizado por celebridades e artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra e Billie Holiday

A Shure, fabricante de equipamentos de áudio, com mais de 90 anos de atuação, carrega inovação, design e um desempenho inigualável na história de seus produtos. Desde que passou a produzir microfones em 1932, nos Estados Unidos, um dos que mais se destacaram nessa década foi o 55 Unidyne. Lançado em 1939, esse modelo foi o primeiro microfone unidirecional da empresa, que combinava estilo único e uma qualidade de som sem precedentes. Essas qualidades o tornaram o microfone mais famoso do planeta, sendo utilizado por personalidades renomadas do universo musical, tais como Elvis Presley, Billie Holiday, Frank Sinatra, Patsy Cline, entre outros.

Inspirado na grelha dos automóveis dos anos 30, o design do 55 Unidyne faz sucesso até hoje. Isso não só pela beleza, mas pelo excelente som que possui. O nome Unidyne tem o significado de Uni (unidirecional), um único elemento de cápsula e produto singular; e Dyne, faz alusão a uma unidade de força usada na medição acústica e dinâmica.

A marca sempre priorizou por qualidade, desempenho e durabilidade, mérito que a tornou fornecedora de microfones para as Forças Armadas dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Cinco anos depois, em 1946, devido ao serviço prestado e pela boa relação com o país, a Shure tornou-se a maior fabricante de agulhas e cápsulas para discos de vinil dos EUA, e expande seu leque de produtos, inovações e qualidade sonora até hoje, nas áreas de Pro Áudio, Música e Som Instalado.

Shure: www.shure.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados