8K Association é pioneira no uso de Ambient Contrast Ratio como uma nova maneira de ajudar a garantir um bom desempenho de qualidade de imagem em diferentes condições de iluminação no ambiente
A 8K Association (8KA) lançou uma especificação de desempenho atualizada para o programa da marca certificada, adicionando novos requisitos de decodificação, novas métricas de qualidade de imagem e um modo de jogo.
O 8KA também anunciou a adição de novos membros, incluindo a Prime Video, empresa de criação de conteúdo 4by4, o provedor de serviços de teste UL e o fabricante de televisores Changhong.
“Prime Video foi o primeiro serviço de assinatura a lançar HDR em 2015 e estamos obcecados em fornecer audiovisuais de alta qualidade aos nossos clientes”, disse Ben Wagoner, especialista em vídeo líder da Amazon. “Queremos formar uma equipe com a 8KA para identificar se o conteúdo se beneficia da entrega nativa de 8K e 4Kp120 e os requisitos técnicos para entregar esses benefícios aos clientes”, completou.
Os compradores que procuram TVs que oferecem quatro vezes a resolução das TVs 4K e que atendem aos padrões de alto desempenho do programa certificado 8KA se beneficiarão dos novos e mais amplos requisitos de desempenho aplicados às TVs 8K sendo lançadas no mercado. O 8KA já certificou mais de 80 modelos de TV até o momento. Além dos requisitos existentes de resolução, luminância, cor e padrões de conectividade que garantem um desempenho poderoso em telas grandes, o programa de logotipo da associação agora reconhece um conjunto mais amplo de padrões de decodificação de vídeo que promoverão maior disponibilidade de conteúdo de 8K em streaming.
A 8K Association também é pioneira no uso de Ambient Contrast Ratio (ACR) como uma nova maneira de ajudar a garantir um bom desempenho de qualidade de imagem em diferentes condições de iluminação no ambiente. Por exemplo, quando a sala está escura, a TV oferece as cores mais brilhantes e o maior contraste.
Mas, à medida que a iluminação ambiente aumenta, esses dois elementos da qualidade da imagem diminuem. Isso pode ser superado com televisores mais brilhantes e tecnologia de tela de televisão de menor refletância. O teste 8KA ACR mede a refletividade da TV com um padrão de teste em condições de iluminação forte e fraca e estabelece os níveis de desempenho em cada caso que a TV deve exceder. ACR é um fator importante para televisores da perspectiva do usuário, independentemente da resolução.
“Temos discutido o ACR como um novo item por mais de um ano e ele finalmente foi incluído na V2.1.0”, declarou KG Lee , presidente do grupo de trabalho de tecnologia. “Embora passar na especificação ACR agora seja opcional para certificação, os membros são obrigados a fornecer os dados para que possamos otimizar os critérios de aprovação / reprovação para um futuro requisito obrigatório”.
“Usar o ACR como uma métrica nos permite gerenciar melhor a experiência do visualizador nas diferentes condições de luz ambiente que todos temos em casa. Esses e outros esforços que estamos envidando para desenvolver as especificações certificadas devem dar aos consumidores a confiança de que os televisores certificados 8K são compatíveis com os últimos avanços na visualização de televisão”, acrescentou Pete Sellar, presidente do grupo de trabalho de Certificação da 8KA.
A especificação revisada também inclui novos requisitos para o modo de jogo, como suporte para Modo Automático de Baixa Latência (ALLM) e Taxa de Atualização Variável (VRR) por meio da interface HDMI 2.1. Espera-se que os jogos em TVs 8K sejam um caso de uso importante. Portanto, a 8KA deseja ajudar a garantir o melhor desempenho.