A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) anunciou oficialmente a data e o local do I Seminário Ibero-Brasileño de Rádio e Televisão, mais um evento internacional promovido pela instituição. O seminário acontecerá no dia 4 de dezembro em Madri (ESP).
A confirmação da data ocorreu durante uma reunião realizada na terça-feira (4) entre o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, o diretor geral Cristiano Lobato Flôres e o embaixador Enrique Ojeda, da Casa de América. O encontro teve como objetivo estabelecer os detalhes finais do evento, que contará com a presença de radiodifusores, profissionais do rádio e da TV, além de autoridades políticas dos dois países.
Após o sucesso do 1º Seminário Luso-Brasileiro de Radiodifusão, realizado pela ABERT em fevereiro, em Lisboa, a Espanha foi escolhida para sediar o novo evento. A programação do seminário, que abordará temas setoriais comuns ao Brasil, Espanha e outros países da União Europeia, incluindo os efeitos da assimetria regulatória entre a radiodifusão e as gigantes de tecnologia, será divulgada em breve.
Durante sua estadia em Madri, Lara Resende e Lobato Flôres cumpriram uma agenda de visitas para convidar representantes da radiodifusão espanhola e autoridades do país para participarem do evento. Em uma reunião com Ignacio Soto, presidente da Asociación Española de Radio Comercial (AERC) e diretor executivo da Rádio Prisa, foram discutidos os números do rádio e da TV brasileiros, além dos efeitos da assimetria regulatória.
O convite também foi estendido a Eduardo Olano, presidente da UTECA (Unión de Televisiones Comerciales en Abierto) e presidente de Publicidade da Atresmedia, grupo formado pelas principais emissoras de TV da Espanha. Além disso, Lara Resende e Lobato Flôres foram recebidos pelo embaixador Orlando Leite Ribeiro na Embaixada do Brasil na Espanha, onde discutiram os detalhes estruturais do seminário, que conta com o apoio da Embaixada.
No Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, os representantes da ABERT convidaram o embaixador espanhol Carlos Abella y de Aristegui, secretário geral da Fundação Conselho Espanha-Brasil (FCEB), e Guillermo Escribano, diretor geral do Ministério, para participarem do seminário.
Lara Resende expressou sua satisfação com as reuniões, afirmando que foram muito produtivas e que a receptividade por parte das autoridades espanholas foi excelente. Ele ressaltou a importância dos debates entre Brasil e Espanha para fortalecer e tornar a radiodifusão mais competitiva.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube