Home Reportagens Abertis vende Hispasat à Red Eléctrica por 949 milhões

Abertis vende Hispasat à Red Eléctrica por 949 milhões

Por Redação

A Red Eléctrica Corporación chegou a um acordo com a Abertis para adquirir 89,68% da Hispasat

A Red Eléctrica Corporación e a Abertis Infraestructuras chegaram a um acordo pelo qual a REC, através de sua subsidiária (RESTEL) Red Eléctrica Sistemas de Telecomunicaciones, adquirirá 89,68% das ações da Hispasat atualmente detidas pela Abertis, por um preço que ascende a 949 milhões de euros. Esta compra será financiada com dívida externa e, portanto, sem recurso ao acionista.

A operação tem a aprovação dos Conselhos de Administração de ambas as empresas, mas dada a importância estratégica do operador de satélite, tanto o Conselho de Ministros como os órgãos reguladores, entre outros, devem autorizar a transferência de ações, para as quais será necessário solicitar e obter as referidas licenças para concluir a compra. Devido a essa circunstância, os termos de aquisição não serão concluídos até o segundo trimestre de 2019.

A Hispasat é o primeiro operador de infraestruturas de satélite na Espanha e em Portugal por volume de negócios, quarto operador na América Latina e oitavo operador mundial, com um rendimento de 204 milhões de euros no ano de 2018. Atualmente, tem uma frota de 7 satélites dando cobertura para a Europa e o continente americano, distribuindo mais de 1.250 canais de rádio e televisão.

Após adquirir essa participação de controle, a Red Eléctrica Corporación manterá os compromissos estratégicos da operadora de satélites.

O acordo alcançado permitirá uma expansão significativa dos negócios de telecomunicações do grupo para novos segmentos de clientes e áreas geográficas, bem como a exploração de sinergias com o negócio de fibra óptica existente.

E será um avanço definitivo na consolidação do Grupo Red Eléctrica como operador global de infraestruturas estratégicas, tanto na Espanha como internacionalmente, gerindo redes de transporte elétrico, redes de fibra ótica e satélites.

Finalmente, nota-se que o desenvolvimento desta nova área de negócios, como vem acontecendo com a comercialização de fibra óptica escura ou com os negócios desenvolvidos na América Latina, não interferirá na prioridade essencial da Red Eléctrica Corporación, que é garantir, através de REE (Red Eléctrica da Espanha) a segurança do fornecimento de energia elétrica e possibilitar a transição energética, para o qual planeja investir 7.000 milhões de euros até 2030.

Uma vez concluída a transação, os acionistas da empresa serão constituídos da seguinte forma: Red Eléctrica Corporación, 89,68%; SEPI, 7,41%; e CDTI, 2,91%.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados