Home Reportagens Abu Dhabi Media conta com a Dejero durante a Expo 2020 em Dubai

Abu Dhabi Media conta com a Dejero durante a Expo 2020 em Dubai

Por Ricardo Batalha

Dejero garante conectividade entre a equipe de produção, o estúdio no local e a sede da Abu Dhabi Media para transmissão ao vivo de programas da Expo 2020 em Dubai

A Dejero anunciou que a Abu Dhabi Media está contando com quatorze transmissores móveis Dejero EnGo e quatro receptores WayPoint 104 para apoiar sua cobertura contínua do que é o maior encontro cultural do mundo, a Expo 2020, sediada em Dubai até final de março.

Com o lema ‘Conectando Mentes, Criando o Futuro através da sustentabilidade, mobilidade e oportunidade’, a Expo 2020 é a primeira Expo internacional a ser realizada na região do Oriente Médio, África e Sul da Ásia em seus 170 anos de história. Um total de 192 países estão representados em pavilhões dedicados ao redor do Centro de Exposições, localizado em uma nova ‘cidade’ construída especificamente em Dubai, que tem o dobro do tamanho de Mônaco, e onde se espera que 25 milhões de visitantes participem ao longo de 6 meses.

O integrador de sistemas locais, Ideal Systems, foi contratado para construir o estúdio e galeria de cinco câmeras de última geração da Abu Dhabi Media no local da Expo 2020, com cinco câmeras sem fio sendo usadas para capturar conteúdo dos pavilhões.

A equipe de produção da Abu Dhabi Media usa quatro transmissores móveis EnGo para enviar imagens ao vivo e entrevistas dos pavilhões do Centro de Exposições da Expo para um receptor WayPoint localizado no estúdio local da Abu Dhabi Media. Os transmissores EnGo também fornecem comunicação de voz em tempo real para permitir que o diretor no estúdio converse com o apresentador no solo.

Usando a tecnologia Smart Blending da Dejero para conectividade no lugar da instalação de cabos de fibra e/ou satélite, em toda a área da Expo, economizou tempo e recursos substanciais em Live HDOutros dez transmissores EnGo estão transmitindo dois shows diários ao vivo, do estúdio em Dubai, para três receptores Dejero WayPoint 104 na sede da Abu Dhabi Media em Abu Dhabi, onde os receptores reconstroem os feeds, decodificam o HEVC e enviam para transmissão e redistribuição em todo o mundo.

Jean Claude Rahme, chefe de OB da Live HD, entidade de mídia do governo que apoia a cobertura da Abu Dhabi Media da Expo 2020, explica como o uso da tecnologia da Dejero está economizando tempo e recursos substanciais da organização: “A área de exposição da Expo 2020 é enorme, com 45 mil metros quadrados, então a logística de execução de linhas de fibra de um local para outro, ou instalação de antenas para conectividade via satélite dentro de um edifício deste tamanho teria consumido enormes recursos em termos de instalação, manutenção e custo.”

A equipe de produção da Abu Dhabi Media usa transmissores móveis EnGo para filmagens ao vivo e entrevistas dos pavilhões do Centro de Exposições da Expo“Com o EnGo, a conectividade é muito simples”, acrescenta Rahme. “Codificamos regularmente até 20 Mbps a partir dos pavilhões porque podemos usar seis cartões SIM ponto a ponto para agregar conexões IAD de redes celulares Etisalat e obter cobertura total dentro do prédio. Como usamos transmissores móveis EnGo, não há limitações quando se trata de linha de visão para antenas de satélite, nem precisamos confiar em uma única rede privada.”

O Dejero EnGo utiliza a tecnologia Smart Blending da Dejero para criar uma conexão de internet resiliente, agregando várias redes em um único serviço. Isso permite a transmissão de vídeo ao vivo de alta qualidade com latência de vidro a vidro tão baixa quanto 0,5 segundos nas conexões de celular vinculadas. “Efetivamente, a tecnologia da Dejero está substituindo a necessidade de satélites ENG”, afirmou Rahme.

“A Dejero foi a melhor solução para nós. Não apenas oferece mais flexibilidade e mobilidade para nossa equipe de produção no local, mas também nos dá conectividade totalmente confiável – tanto com nosso estúdio na Expo quanto com nossa sede em Abu Dhabi –, o que é crucial para a velocidade com que podemos reunir o conteúdo para construir e entregar nossos programas diários matinais e noturnos”, concluiu Rahme.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados