A especialista em produção ao vivo Actua Sport recorreu novamente ao inovador EcoSystem de vídeo IP da LiveU para melhorar sua cobertura de esportes ao vivo, desta vez no Campeonato Europeu de Atletismo, realizado em Roma de 7 a 12 de junho. Sob mandato da União Europeia de Radiodifusão (UER), a Actua Sport atuou como emissora anfitriã para este evento de seis dias, que contou com números de audiência sem precedentes, estabelecendo 15 recordes de campeonato ao longo da competição e com quase 200 horas de transmissão ao vivo produzida de forma sustentável. A cobertura foi disponibilizada para televisão e plataformas de streaming.
A Actua Sport foi responsável por produzir toda a cobertura ao vivo dos diversos eventos de atletismo, além de entrevistas e conteúdo dos bastidores, para 35 emissoras europeias. A tarefa incluía selecionar as soluções de mais alta qualidade para atender às rápidas demandas de produção e ao orçamento, ao mesmo tempo em que considerações importantes de sustentabilidade eram atendidas. A LiveU foi implementada como parte de uma produção híbrida leve, remota e no local, que abrangia contribuição, produção e distribuição ao vivo.
A LiveU ajudou a Actua Sport a conectar de maneira inovadora câmeras ao vivo em monociclos totalmente elétricos, oferecendo novos ângulos e aproximando ainda mais os fãs da ação durante as transmissões ao ar livre. Esta foi a primeira vez que monociclos foram utilizados em um evento atlético importante e a experiência foi bem-sucedida. A Actua Sport usou uma combinação de unidades de campo da LiveU, incluindo a multicâmera LU800, para enviar sinais para as três unidades de produção móveis a partir de câmeras localizadas em monociclos e estabilizadores portáteis, posicionados na saída, chegada e outros pontos ao longo da pista para as corridas externas (marcha e meia maratona). Um par adicional de LU800 foi utilizado para capturar imagens dos bastidores de todo o estádio.
Franck Choquard, diretor da Actua Sport, afirmou: “Estamos usando a LiveU há vários anos e sabemos que podemos confiar na capacidade da solução. A tecnologia oferece uma relação custo-benefício superior em comparação com os fluxos de trabalho tradicionais de RF e permite uma maior agilidade, especialmente para eventos dinâmicos como este. Como exemplo de integração perfeita, também usamos a ferramenta IP Pipe da LiveU com nossa tecnologia Color Matching Unit para sincronizar as câmeras e garantir que tínhamos a gradação de cor correta, além de assegurar que estávamos devolvendo os sinais sincronizados para as OB Vans.”
Em termos de distribuição, a Actua Sport utilizou o LiveU Matrix para a distribuição de IP na nuvem para os 35 participantes, complementando a conectividade tradicional por satélite ou fibra. Choquard acrescentou: “Tivemos que produzir eventos de campo com várias galerias. Contávamos com um total de 12 feeds disponíveis no local e remotamente através do LiveU Matrix, distribuindo os feeds de produção em LRT™ ou SRT para os participantes e algumas plataformas baseadas na nuvem. Os participantes poderiam acessar os feeds e gravá-los de forma independente, utilizá-los para pós-produção, transmiti-los ao vivo ou repassá-los para outras plataformas. Alguns usuários estavam usando esses feeds para recriar seu próprio feed principal.”
O LiveU Studio, a solução de produção de vídeo nativa da nuvem da LiveU, também foi utilizado dentro de um fluxo de trabalho de ponta a ponta baseado na nuvem. Aproveitando a flexibilidade e agilidade do Studio, transmissões independentes foram conectadas no Matrix a uma galeria remota como parte da produção ao vivo. A Actua Sport repetiu esse processo no Campeonato Europeu de Atletismo Sub-18 na Eslováquia (de 18 a 21 de julho).
Destacando os importantes aspectos de sustentabilidade do projeto, Choquard disse: “Construímos sustentabilidade em todas as áreas de produção e a tecnologia da LiveU ajuda a reduzir o número de pessoas no local e os custos. Se tivéssemos a mesma configuração para as duas corridas externas usando RF, teríamos precisado de outra solução aérea, seja um helicóptero ou um avião.”
Choquard resumiu: “Desde o início, a equipe da LiveU sempre teve uma mente aberta e uma abordagem flexível, trazendo formas inovadoras para a relação comercial. Seu atendimento ao cliente é imbatível, o que é um fator importante para nós.”
Roy Hasson, vice-presidente global de vendas de soluções e SaaS da LiveU, disse: “Temos uma relação sólida com a Actua Sport e estamos encantados em destacar o sucesso deste projeto, que estabeleceu recordes dentro e fora da pista. Nosso EcoSystem LiveU é o coração de muitos eventos esportivos importantes, elevando os padrões de produção enquanto encanta e aumenta as audiências. É um grande exemplo de como a incorporação de fluxos de trabalho baseados na nuvem com codificadores de hardware permite que a LiveU atue como um facilitador para produções ao vivo sustentáveis.”
Site relacionado: https://www.liveu.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube