Home Especiais AEQ estará na IBC 2023 com novidades e melhorias nos produtos

AEQ estará na IBC 2023 com novidades e melhorias nos produtos

AEQ levará ao mercado europeu os painéis TP9116, que são terminais de usuário de intercomunicação com 16 teclas basculantes de 4 vias

Por Ricardo Batalha

A IBC 2023, que ocorre de 15 a 18 de setembro, em Amsterdã (HOL), contará novamente com a presença do fabricante espanhol AEQ, que apresentará novidades para toda a sua linha de soluções. Após o sucesso alcançado na NAB, a AEQ levará ao mercado europeu os painéis TP9116, que são terminais de usuário de intercomunicação com 16 teclas basculantes de 4 vias, com duas funções por tecla, além de controle individual de nível na própria tecla.

Com funções “Talk” e “Listen” e controle de volume individual para cada ponto de comunicação através de uma tecla basculante de 4 vias, essa solução integra 16 teclas de ponto cruzado, quatro páginas e gerencia até 64 destinos ou grupos. Outros aspectos-chave da solução são a disposição das informações em quatro telas gráficas RGB, seu formato de unidade de rack único ou sua conectividade IP com Dante ou AES67.

AEQ – Phoenix Venus 4

A empresa também apresentará o Venus 4 e Venus 4+, a quarta geração dos conhecidos Venus, projetados para habilitar links ponto a ponto ou ponto a multiponto. Esse novo audiocodec IP se destaca pela conectividade IP e duas transmissões estéreo bidirecionais simultâneas com diferentes formatos e qualidades. Além disso, possui protocolo SIP e norma N/ACIP da EBU, bem como algoritmos OPUS, ferramentas de configuração e controle remoto. Ele é lançado no mercado em duas versões de hardware: uma com painel de controle frontal e outra mais básica, com indicadores de status de redes e comunicações. Paralelamente, a AEQ confirmou que a solução pode ser gerenciada por meio do aplicativo Control Phoenix.

A empresa espanhola também confirmou que levará para a IBC 2023 um aplicativo móvel que permite a conexão entre um participante esporádico ou regular em um programa, a partir de seu PC, tablet ou telefone celular, e o audiocodec Phoenix designado no estúdio, sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo ou inserir usuário e senha, apenas com um link direto da web, que pode ser enviado pela estação da maneira mais conveniente: por e-mail, WhatsApp, código QR, link de texto ou vários ao mesmo tempo. O áudio é enviado bidirecionalmente em formato estéreo de alta qualidade e baixa latência com codificação OPUS.

Melhorias para Xpeak e Atrium

A IBC 2023 também será palco do lançamento de diversas funções amplamente solicitadas pela comunidade da AEQ. Dessa forma, o sistema de intercomunicação Xpeak da empresa receberá a aguardada conexão remota automática, na qual cada terminal será capaz de se comunicar automaticamente com um serviço instalado na nuvem que o conectará a outros terminais da rede, abrindo assim novos canais de comunicação. Essa conexão remota automática também poderá ser utilizada integrando os terminais em uma VLAN, favorecendo a coordenação de produções remotas.

AEQ Atrium
Por outro lado, a AEQ também confirmou que o mixer de áudio digital Atrium, projetado para produção e transmissão de áudio em rádio e televisão, poderá incluir cartões XC24 V3 e XC34 V3 para conexões de fibra óptica. O novo cartão XC24 V3 incorpora 64 portas redundantes de áudio IP nos formatos DANTE/AES67 e, através do Dante Domain Manager, também SMPTE 2110-30. Paralelamente, o novo cartão XC34 V3 incorpora 128 portas redundantes de áudio IP nos formatos RAVENNA/AES67 e também SMPTE 2110-30 e SMPTE 2110-31, com controle NMOS. Uma novidade importante desses cartões é que, além da conectividade Ethernet 1000base T, eles possuem gavetas para módulos SFP que podem ser equipadas com diferentes transceptores de fibra óptica com alcance de mais de 100 km, dependendo do tipo.

Outros produtos da AEQ que poderão ser descobertos na IBC 2023 são o sistema de telefonia Systel IP; os audiocodecs portáteis e em rack Talent, Phoenix Alio e Mercury; as matrizes digitais de áudio Netbox 32 MX e Netbox DSP; os terminais AoIP Netbox 4, Netbox 8 e Netbox 32; as mesas de mixagem digital Forum Split, Lite e Capitol IP; o sistema de automação de transmissão de áudio para transmissão Audioplus; os sistemas de intercomunicação digital Conexia e Crossnet, incluindo a linha de painéis Xplorer; o sistema de comentarista Olympia 3; e uma linha completa de monitores de vídeo para transmissão da marca Kroma.

Site relacionado:
https://show.ibc.org/
http://www.aeqbroadcast.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados