A AEQ construiu três unidades móveis adaptadas aos requisitos especiais de produção de rádio ao vivo para um importante radiodifusor internacional com foco em transmissões externas. Essas unidades foram projetadas para permitir transmissões simultâneas em qualquer local do território, acompanhando o desdobramento dos estúdios.
Produzir rádio em ambientes externos, ao vivo e em movimento, apresenta desafios únicos. As infraestruturas, como estradas e telecomunicações, podem ter deficiências, especialmente em situações de emergência e catástrofes, o que pode dificultar as operações.
O projeto exigiu veículos espaçosos que funcionassem como estúdios e também permitissem o deslocamento de repórteres e técnicos. Para atender a essas necessidades, a AEQ optou por utilizar o Mercedes Vito 114, com 5,14 metros de comprimento. O veículo teve sua suspensão melhorada e o espaço interno foi dividido em duas áreas distintas: uma área de operação, localizada no mesmo compartimento do motorista, e uma área técnica e de armazenamento, localizada na parte traseira do veículo, atrás da área de operação.
Além do motorista, cada veículo pode acomodar até quatro pessoas. Uma delas pode operar o console de controle voltada para trás, enquanto as outras três ficam de frente para a console. Cada pessoa tem seu próprio microfone e fones de ouvido. Quando não está em uso, o assento do passageiro da frente pode ser girado para a direção do veículo. Quando o veículo está parado, o assento do motorista pode ser girado para trás e utilizado para acomodar um convidado. A mesa de controle possui uma asa retrátil em frente aos três convidados, permitindo que o espaço em frente a eles fique livre durante as viagens, quando não estão transmitindo.
A mesa também possui a superfície de controle de uma console de áudio digital Capitol, além de conexões e suporte para microfone e fones de ouvido, teclado, mouse e monitor de PC, barra de monitoramento de áudio e luz indicadora de “on air”.
Na área técnica e de armazenamento, localizada na parte traseira do veículo, encontram-se painéis de conexão de áudio e rede, um audiocodec AEQ Mercury, um roteador Wi-Fi 3G/4G com dois cartões SIM, dois roteadores GSM básicos para chamadas de voz, um transceptor satelital para serviços de dados, AoIP e voz, um inversor de 1,6 KVA com baterias, um painel de distribuição elétrica e um gerador de 3,2 KVA.
As unidades móveis também são equipadas com bobinas de cabos, um kit com sistema sem fio e AoIP Dante para transmissões internas de edifícios, uma escada, um extintor de incêndio, suportes de microfone para uso externo, uma haste de aterramento e outros acessórios cuidadosamente selecionados.
Na parte superior dos veículos, a AEQ instalou prateleiras com espaço suficiente para evitar interferências. Na parte da frente, foram montadas antenas 3G/4G, antenas GSM e uma antena de recepção FM. Na parte traseira, foi instalada uma antena satelital. Todas as antenas foram escolhidas com altura reduzida para facilitar o acesso dos veículos a garagens.
Essas unidades móveis são, ao mesmo tempo, estúdios de rádio com consoles e sistemas de automação semelhantes aos utilizados pelos clientes em seus estúdios fixos. Por meio de um disco rígido compartilhado, arquivos contendo músicas, vinhetas, spots e identificações da estação podem ser transferidos entre o estúdio fixo e o veículo, permitindo a montagem dos programas.
Além disso, é possível enviar e receber programas via internet terrestre ou satelital, receber chamadas telefônicas por meio de telefones GSM e satelitais, tanto durante o deslocamento quanto em eventos estáticos. Os veículos podem ser equipados com um estúdio interno com capacidade para até cinco participantes (quatro em movimento) ou utilizar um equipamento Netbox 4MH com pré-amplificador de microfone, linha e retorno de linha, além de fones de ouvido, juntamente com um microfone sem fio. Com um único cabo IP de 90 metros, é possível conectar o interior de um prédio com alta qualidade de áudio ao console e aos sistemas de comunicação do veículo.
Site relacionado: http://www.aeqbroadcast.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube