Com o Smartalk da AEQ, comentaristas esportivos e outros repórteres podem agora usar microfones profissionais a partir de seus telefones para estabelecer comunicações com o audiocodec da estação, transmitindo eventos, enviando reportagens ou realizando entrevistas com a mais alta qualidade e confiabilidade.
A versão clássica do Smartalk, baseada na web, gera links que são enviados ocasionalmente por e-mail, WhatsApp, código QR ou outros meios. Quando o convidado clica no link, a aplicação envia um audiocodec OPUS que se conecta ao audiocodec AEQ Phoenix da estação.
A versão residente do Smartalk é baixada gratuitamente da Google Play ou Apple Store, instalando uma aplicação permanente no smartphone. Em ambos os casos, sem intervenção adicional, o link de áudio entre o microfone e o alto-falante ou fones de ouvido do dispositivo e o audiocodec da estação está pronto.
No entanto, a aplicação residente do Smartalk tem controle absoluto sobre o smartphone, assegurando a compatibilidade com o equipamento e permitindo o uso de microfones e fones de ouvido profissionais. Isso a torna adequada para o uso profissional por repórteres ou comentaristas esportivos que trabalham regularmente com uma estação.
Dessa forma, não é necessário ter um audiocodec ou precisar de ajuda para configurá-lo e utilizá-lo. Assim, os colaboradores podem intervir de qualquer lugar onde haja conectividade com a internet. O participante apenas precisa clicar para aparecer na tela de boas-vindas, clicar novamente e ficar ativo no ar sobre a linha de codec pré-atribuída ou disponível na estação, e já estará pronto para participar. Isso evita o envio de uma unidade móvel ou o deslocamento do convidado, pois ele usa seu próprio smartphone para se conectar e participar.
Qualquer usuário dos audiocodecs AEQ Phoenix pode testar o serviço Smartalk. Se após o teste decidir assinar o serviço, é possível adquirir uma licença anual renovável com base no número de audiocodecs de estúdio que se deseja habilitar para o serviço.
Uso da licença
Os assinantes do Smartalk podem usar o serviço conforme necessário, baixar o aplicativo ou enviar seu link de conexão web quantas vezes forem necessárias durante o período de assinatura, para a quantidade de audiocodecs Phoenix licenciados. Ao ativar uma licença, de teste ou definitiva, em um PC da estação, a aplicação web é ativada para que os usuários do Smartalk possam criar os ‘Guest’ ou usuários de terminais remotos, tanto se conectarem com a aplicação residente quanto com a versão temporária baseada na web através de links.
Uma vez que os usuários remotos chamam, basta atribuir um canal de audiocodec e colocá-los no ar. Também há uma janela de administrador para cadastrar ou modificar estações, audiocodecs e outros usuários. Se o Smartalk for ativado para um audiocodec AEQ Phoenix de última geração (Venus 4), é possível atribuir dinamicamente canais do audiocodec ao Smartalk, permitindo que um audiocodec de estúdio trabalhe com o Smartalk ou contra outros audiocodecs portáteis. Em outros audiocodecs Phoenix, os canais podem ser atribuídos ao serviço manualmente.
O Smartalk utiliza a codificação OPUS de altíssima qualidade dos audiocodecs AEQ Phoenix, permitindo escolher modos que possibilitem o uso de um PC remoto, conectando-o a uma fonte de som, até mesmo para transmitir eventos musicais. Para garantir alta disponibilidade e baixo atraso, a AEQ criou uma infraestrutura redundante e distribuída em vários servidores na nuvem em diferentes regiões do mundo, de forma que cada audiocodec trabalha contra uma infraestrutura na nuvem suficientemente próxima.
Site relacionado: http://www.aeq.es/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube