As matrizes Crossnet, da AEQ, estrelam a mais recente renovação da produtora russa TV Start, que inclui seu estúdio de produção e uma unidade móvel
A TV Start, sediada em Moscou, oferece serviços de produção para qualquer região da Rússia, Bielo-Rússia ou Cazaquistão, beneficiando-se, em muitas ocasiões, de sua gama de fly pack. Para fazer face à sua extensa renovação tecnológica, que se estenderia tanto aos seus principais estúdios de produção como a uma unidade móvel, a direção técnica da empresa optou pelas soluções AEQ. A flexibilidade de instalação do Crossnet, que permite a ligação de painéis através de áudio IP, links digitais ponto-a-ponto e também voz IP com baixa taxa de bits, foi um fator decisivo na escolha do fabricante espanhol.
A TV Start optou pela matriz de intercomunicação Crossnet 72, responsável pela distribuição dos sinais de áudio entre quatro painéis de usuário TP8116 cabeados em formato de rack com 16 teclas e quatro páginas, para a galeria de controle; e dois TP8416, em formato desktop, com o mesmo teclado para programar as comunicações. Além disso, um teclado tipo telefone adicional foi instalado para a produção executiva e cargos de escritório de gerenciamento.
Cada um desses painéis de usuário AEQ TP8000 incorpora uma entrada e saída de áudio de alta qualidade, adequada para transmissão. As entradas e saídas analógicas, digitais e AoIP da matriz também são de alta qualidade. Dessa forma, a infraestrutura de intercomunicação pode ser usada para rotear o áudio da transmissão.
O sistema também possui dois terminais de usuário BS3004 com 4 chaves e conectividade exclusiva para redes de baixa taxa de bits. O TV Start usa esses painéis em locais remotos, conectando-se via VoIP.
O segundo sistema, da unidade móvel, inclui a mesma matriz de intercomunicação AEQ Crossnet72, responsável pela distribuição dos sinais de áudio entre um hub seis para um para intercomunicação analógica com operadores de câmeras. Da mesma forma, sete painéis de usuário com fio TP8116 foram instalados em formato de rack para os diferentes diretores e operadores técnicos dentro do veículo. Os dois sistemas estão em pleno funcionamento “para a plena satisfação dos utilizadores”, conforme confirma a AEQ.