Os codecs de áudio Talent e Alio da AEQ agora podem ser conectados através do sistema de satélite Starlink, que oferece uma nova alternativa para as emissoras que transmitem de locais remotos ou onde o serviço de rede móvel não é garantido devido a uma possível saturação da rede.
A Starlink fornece conexões estáveis de dezenas de Mbps a um custo comparável às linhas de fibra terrestre e com “investimento mínimo” em áreas geográficas em constante expansão. A solução é baseada em uma constelação de órbita baixa de milhares de satélites, o que permite um atraso muito baixo (normalmente em torno de 25ms) e um sinal consistente. A antena é uma superfície plana de 30×50 cm que é orientada automaticamente e pesa pouco mais de 4 kg.
Para se adequar aos possíveis fluxos de trabalho habilitados pelao Starlink, a AEQ compartilhou uma nota de publicação detalhando o processo de instalação, configuração e verificação do IP Talent e Alio audodics até a criação de um Wi-Fi para controle e uso geral e uma conexão ethernet para o codec de áudio. O documento também detalha como gerar uma chamada de teste em uma rede local criada pela Starlink e como fazer a chamada final para sua estação. Embora a AEQ recomende a codificação OPUS, a “alta taxa de bits” do Starlink permite transmissões mesmo em modos PCM não compactados.
O AEQ Talent é um sodec de áudio IP ultraportátil com entrada de microfone profissional e saída de headphone de qualquer tipo, podendo ser controlado remotamente pela Internet ou por um App instalado no celular com conectividade Bluetooth. Por outro lado, o Alio é um codec de áudio IP com um mixer integrado de 4 microfones e entrada/saída de linha estéreo, com dois canais de comunicação e pode ser controlado localmente ou via Internet.
Sites relacionados:
http://www.aeqbroadcast.com/
https://www.starlink.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube