Home Reportagens Aftonbladet melhora sala de produção de notícias com câmeras remotas controladas por IP da Sony

Aftonbladet melhora sala de produção de notícias com câmeras remotas controladas por IP da Sony

Por Ricardo Batalha

Jornal sueco, um dos mais lidos na região nórdica, está montando um conjunto para transmissão de notícias diárias com oito câmeras remotas PTZ BRC-H800

O sueco Aftonbladet, um dos jornais mais lidos na região nórdica, melhorou sua imagem na Internet ao adquirir câmeras Sony e monitores Bravia para suas instalações de produção de vídeo em Estocolmo. A reputação do Aftonbladet como editor impresso data de quase 200 anos. Embora não possa ser considerada uma emissora no sentido tradicional, o jornal ocupa uma posição de grande relevância no atual ambiente de notícias multiplataforma, nas quais os vídeos online representam um elemento fundamental na proposta de muitas editoras de jornais.

Como parte de sua transformação digital em andamento, o estúdio principal recentemente reformado do Aftonbladet tem oito câmeras remotas BRC-H800 PTZ usadas para a produção de notícias diárias. Capturando imagens Full HD de qualidade impecável e controladas por uma rede IP, as câmeras permitem que o operador da sala de controle configure a exposição, as configurações de imagem e outros parâmetros.

O gerenciamento das câmeras via IP é feito através do painel de controle remoto Sony RCP-3500, que se destaca por sua operação intuitiva através de controles físicos, mixers atribuíveis e joystick. As oito câmeras PTZ são complementadas no estúdio principal por uma câmera compacta de sistema Sony HDC-P1. Elas oferecem qualidade de imagem Full HD, sensibilidade incrível e ruído muito baixo. Assim, o P1 também dá ao Aftonbladet a flexibilidade extra para usar lentes de montagem tipo baioneta intercambiáveis.

“Enquanto renovávamos nossas instalações dedicadas à produção de notícias, procurávamos uma câmera remota de estúdio totalmente diferente. O que precisávamos, além da facilidade de operação remota por IP, era um bom desempenho de imagem. Além disso, a operação remota significa que podemos reduzir a presença de funcionários nos dois estúdios, uma vantagem para uma produção com distanciamento social”, disse Vasilios Hatciliamis, diretor de programas de televisão.

A unidade de produção de Estocolmo também abriga um pequeno “estúdio de podcast”, usado para programas mais íntimos semelhantes a podcast no formato de conversa informal típica entre um entrevistador e um convidado. As cinco câmeras PTZ compactas BRC-X400 da Sony, que também são controladas remotamente por IP, estão alojadas neste estúdio e fornecem imagens 4K de qualidade profissional com excelentes detalhes, contraste e cores naturais.

O monitoramento por vídeo das imagens das câmeras de ambos os estúdios é feito a partir da sala de controle por meio de um painel, composto por oito monitores profissionais Bravia 4K de 49″. Finas, leves e equipadas com as mais recentes tecnologias de processamento de imagem da Sony, as telas Bravia permitem que o Aftonbladet avalie criticamente as imagens de várias câmeras com custo de hardware significativamente menor do que a compra de monitores de referência de alta qualidade.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados