A Alliance for IP Media Solutions anunciou que fará na ISE 2026 o lançamento oficial do Internet Protocol Media Experience, o IPMX, como um padrão totalmente desenvolvido e passível de certificação para o mercado Pro AV sobre IP. O evento será o primeiro grande encontro do setor a apresentar produtos IPMX formalmente certificados, que estarão em exibição no estande 5K880 da AIMS. Esses equipamentos fazem parte da primeira leva de soluções compatíveis com o padrão, aprovadas durante o recente evento oficial de testes e certificação do IPMX realizado em Genebra.
“ISE 2026 marca um momento decisivo para o IPMX, para a AIMS e para a indústria Pro AV”, afirma Andrew Starks, membro do conselho diretor e presidente do grupo de trabalho de marketing da AIMS. “Após anos de desenvolvimento colaborativo e testes em ambientes reais, o IPMX chega à ISE como uma tecnologia certificável e pronta para implantação, com produtos que demonstraram formalmente interoperabilidade e conformidade. À medida que os produtos certificados começam a chegar ao mercado, estamos entusiasmados com o que vem pela frente, já que o IPMX impulsiona a evolução do AV sobre IP, saindo de implementações proprietárias para um ecossistema verdadeiramente aberto, inovador e preparado para o futuro.”
Além da exibição dos produtos certificados, a AIMS apresentará em seu estande uma demonstração ao vivo do IPMX, com foco em aplicações reais e na implementação prática do padrão. A demonstração mostrará a facilidade de implantação e operação de sistemas baseados em IPMX, reforçando que a tecnologia já está pronta para uso em ambientes Pro AV. Os visitantes também poderão conhecer uma prévia das iniciativas de treinamento em IPMX que estão em desenvolvimento para 2026 e os próximos anos.
O IPMX também estará presente em diversos quiosques de parceiros dentro do estande da AIMS. Nesses espaços, as empresas associadas Packet Storm, Providius, Evertz, MegaPixel e Meinberg irão demonstrar sistemas baseados em IPMX em uma ampla variedade de cenários reais, incluindo interoperabilidade com SMPTE ST 2110, AES67, JPEG XS, Dante e outras tecnologias amplamente adotadas pelo setor.
A ISE 2026 também marca um momento especial para a própria AIMS, que celebra 10 anos de inovação, parcerias e atuação na construção de um futuro aberto para media over IP. Para comemorar tanto o aniversário quanto o lançamento oficial do IPMX, a AIMS promoverá um coquetel em seu estande, aberto a todos os participantes da feira, reunindo a comunidade Pro AV.
Criado pela AIMS em colaboração com a Video Services Forum e a Advanced Media Workflow Association, o IPMX adota uma abordagem baseada em padrões a partir do SMPTE ST 2110, incorporando recursos e capacidades voltados especificamente às necessidades dos mercados de broadcast e Pro AV. Além de simplificar a implementação do ST 2110 e garantir a interoperabilidade de sistemas AV sobre IP, o IPMX inclui funcionalidades como suporte assíncrono de áudio e vídeo para produções ao vivo e apresentações corporativas, transmissão 4K60 em uma única rede gigabit e HDCP para proteção de conteúdo. O padrão também integra uma camada de controle baseada nas especificações NMOS da AMWA, ampliando a interoperabilidade entre dispositivos e reduzindo a dependência de múltiplos protocolos proprietários de controle.
Site relacionado: https://www.aimsalliance.org/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube