O novo gravador/leitor multicanal HD/SD Ki Pro Go (H.264 MPEG-4/AVC), 14 novas placas conversoras OpenGear com suporte ao software DashBoard, dois novos transmissores de vídeo IP que conectam sinais HDMI e 3G-SDI a SMPTE ST 2110 e a placa de E/S Corvid 44 12G para desenvolvedores são alguns dos novos recursos
A AJA Video Systems exibe hoje na NAB 2019 (Stand SL2416) novas soluções e atualizações que simplificam o modo como os profissionais de broadcast, produção e pós-produção oferecem conteúdo dinâmico e multiformato ao público, incluindo o novo gravador/player HD/SD multicanal Ki Pro GO H.264. Outra novidade na linha são 14 placas conversoras openGear com suporte ao software DashBoard, dois novos transmissores de vídeo IP que conectam sinais HDMI e 3G-SDI ao SMPTE ST 2110 e a placa de E/S Corvid 44 12G para desenvolvedores AJA.
A partir de junho próximo, AJA lançará AJA Ki Pro Go, um gravador HD/SD H.264 multicanal e SD sem genlock com uma arquitetura flexível projetada para produção ao vivo, esportes, eventos corporativos, formação, igrejas e outras aplicações. O dispositivo portátil permite gravar até quatro canais de conteúdo HD e SD de fontes SDI e HDMI para USB através de 4 portas USB 3.0, com uma quinta porta para gravação redundante.
Entradas de genlock livres eliminam a necessidade de sincronizar fontes externas, enquanto a gravação redundante fornece vários backups no campo para proteger o vídeo gravado. O Ki Pro Go possui quatro entradas 3G-SDI e quatro entradas HDMI para garantir compatibilidade com uma ampla gama de equipamentos de vídeo, com saídas de monitoração 3G-SDI e HDMI que podem exibir todos os canais de gravação em uma única tela.
A AJA lançou quatorze novas placas conversoras OpenGear em Las Vegas que combinam as capacidades de seus mini-conversores com a arquitetura de alta densidade do OpenGear e suporte para DashBoard, permitindo configuração, monitoramento e controle padrão da indústria em ambientes e eventos de transmissão viver através de um PC ou rede local no Windows, MacOS ou Linux.
As placas completam a compatibilidade do DashBoard em toda a linha de produtos AJA OpenGear e substituem os modelos anteriores não DashBoard. Os novos modelos incluem amplificadores de distribuição SDI com atraso (OG-3GDA-1 × 9, OG-3GDA-2 × 4), conversores de fibra 3G-SDI monomodo (OG-FiDO-R, OG-FiDO-2R, OG- FiDO-T, OG-FiDO-2T, OG-FiDO-TR, OG-FiDO-2T-X), além de variantes multimodo, e um embedder/desembaçador de áudio SDI (OG-3G-AMD). Disponível agora, com preços que dependem do modelo.
Por outro lado, os novos mini-conversores IPT-10G2-HDMI e IPT-10G2-SDI Mini-conversores de AJA são transmissores de vídeo IP de um único canal para conectar os sinais HDMI e 3G-SDI tradicionais ao SMPTE ST 2110 para fluxos de trabalho baseados em IP. Compactos, silenciosos e robustos, ambos os modelos têm portas duplas 10 GigE SFP+ para instalações que usam o SMPTE ST 2022-7 para redundância na distribuição e monitoramento crítico.
Corvid 44 12G para desenvolvedores
A família de placas de E/S de áudio e vídeo Corvid da AJA continua a se expandir com a introdução do Corvid 44 12G, uma placa de E/S de áudio e vídeo PCIe 3.0 com suporte para E/S 12G-SDI em um projeto baixo perfil para estações de trabalho e servidores e fluxos de trabalho alta velocidade de frames 8K/UltraHD2/4K/UltraHD, high-color e HDR.
O Corvid 44 12G também facilita a E/S multicanal 12G-SDI, permitindo entrada e saída de 8K ou múltiplos fluxos 4K. Aproveite o SDK de classe mundial da AJA para fornecer flexibilidade por meio do MacOS, Windows e Linux usados pelas principais empresas para criar os aplicativos de mais alto desempenho para criação de imagem, pós-produção, transmissão e produção virtual. Disponível em breve
Novo firmware para FS-HDR
A AJA agora oferece uma nova versão de firmware (v3.0) para seu popular FS-HDR com ferramentas de coloração aprimoradas e suporte para LUTs multicanal dinâmicas, bem como outros aprimoramentos.
A versão inclui um novo modo de filme Colofront integrado à Engine Film Mode com um rico conjunto de ferramentas de criação de gradação e aspecto com espaço de cor ACES opcional, controles ASC Color Decision List (CDL) e seleção LOOK integrada.
Outros aspectos a serem destacados são os níveis Nit de Masterização de Saída Variável para PQ de 48-4000 Nits, suporte estendido para HLG, braçadeira de espaço de cor P3 e mais; um Modo de Transformação do Motor Colorfront atualizado (renomeado Colorfront Engine Live Mode) com aprimoramentos como níveis de Nit de Masterização de Saída Variável para PQ, HLG Extended, grampo de espaço de cor P3 e mais; novas HLG v1.3 LUTs de BBC; suporte de integração para atualizações de LUT contínuas em tempo real de Pomfort LiveGrade Pro e TVLogic WonderLookPro; e muito mais. Estará disponível em junho e será uma atualização gratuita.
O Desktop Software v15.2 é uma atualização gratuita com novas melhorias de desempenho para produtos AJA Kona e Io. Oferece aos profissionais mais liberdade e flexibilidade criativas graças à compatibilidade com a captura e reprodução de Apple ProRes no Windows, Linux e MacOS, com resoluções de até 8K, ao mesmo tempo que adiciona novos fluxos de trabalho IP SMPTE ST 2110 usando AJA Io IP e atualizações para Kona IP, incluindo compatibilidade com ST 2110-40 ANC.
HDR v1.1
Desenvolvido com o Colorfront, o firmware gratuito do HDR Image Analyzer v1.1 ajuda os profissionais de produção HDR a fornecer conteúdo mais envolvente com cores mais profundas e maior brilho com várias novas melhorias de recursos. Inclui atualizações como uma nova interface de usuário da web que simplifica a configuração e o controle remoto de várias máquinas, com atualizações por meio da Ethernet que oferecem a possibilidade de baixar logs e capturas de tela.
O novo suporte de desktop remoto fornece controle fácil de usar em desktops, laptops e tablets em qualquer sistema operacional. A atualização também adiciona novas ferramentas para monitorar e analisar o IDH, além de outras melhorias. Uma atualização gratuita está disponível em breve.
Helo v4.0
Finalmente, deve-se notar que o firmware gratuito Helo v4.0 introduz novos recursos que permitem aos usuários personalizar seu serviço de streaming e melhorar o monitoramento e controle. O AV Mute facilita a personalização da experiência de visualização com uma marca de serviço personalizada ao silenciar fluxos de áudio e vídeo, enquanto o Event Logging permite monitorar a atividade do codificador para facilitar a solução de problemas. A interface web do Helo agora também está acessível em coreano e japonês.