Home Reportagens AJA Helo e ROI redefinem chamadas de vídeo em ambientes de transmissão

AJA Helo e ROI redefinem chamadas de vídeo em ambientes de transmissão

Por Ricardo Batalha

Ao combinar o AJA Helo H.264 e o conversor AJA ROI com a plataforma de produção de chamadas de vídeo VCC, é possível obter chamadas de vídeo ao vivo profissionais de alta qualidade

A ampla acessibilidade à conexão à Internet e as câmeras de dispositivos inteligentes de alta qualidade trouxeram entrevistas ao vivo e autogerenciadas à vanguarda da televisão moderna. À medida que a população mundial continua a se transformar em uma força de trabalho remota, o papel dessas entrevistas cresce rapidamente. A maioria das entrevistas remotas se origina fora das configurações tradicionais de estúdio com configurações de câmera dedicadas e, em vez disso, depende de câmeras de smartphone, tablet ou laptop para capturar vídeo. A integração dessas fotos em tempo real em uma produção com qualidade de transmissão apresenta uma série de desafios que o Video Call Center (VCC) visa solucionar para os produtores de conteúdo.

Combinando ferramentas existentes, como o streamer / gravador AJA Helo H.264 e o mini-conversor AJA ROI, com a plataforma proprietária de produção de chamadas de vídeo VCC, a VCC expande os recursos de produção de clientes como A&E, Discovery Networks, FOX, TLC, Vice e WWE com produção remota automatizada de vídeo de alta qualidade e fluxos de trabalho e serviços.

As soluções VCC facilitam as produções a obter, gerenciar e integrar suprimentos de vídeo com baixa latência e qualidade de transmissão a partir de qualquer número de chamadas que ligam de um smartphone, laptop ou tablet em programação ao vivo ou gravada.

Em programas ao vivo, o VCC trabalha para otimizar cada controle remoto, conforme necessário, com base no dispositivo inteligente específico, nos aplicativos de chamada e na conexão à Internet e ajusta a iluminação, os ângulos e outros parâmetros para garantir uma alimentação de vídeo limpa e suave de alta qualidade. Geralmente, esse processo é executado em segundos ou minutos.

Se o tempo permitir, como na produção do espaço NFL Draft usado pelo VCC desde o início deste ano, a equipe do VCC poderá orientar os participantes através de um teste de chamada no mainstream. Nesse caso, o sistema VCC Call Manager Pro (CMP) é usado para iniciar e gerenciar as fontes da chamada de vídeo e executar uma chamada de teste final usando um terminal disponível. Uma vez iniciada, a chamada é monitorada usando a saída AJA Helo.

O conversor AJA ROI permite o tamanho padrão do raster de vídeo e a saída da taxa de quadros de uma variedade de dispositivos raster de vídeo não padrão e facilita a incorporação de áudio. Quando estiver pronto para transmitir a chamada, o VCC simplesmente alerta a sala de controle do cliente, e a energia é roteada através de hardware no local para uma comutação contínua da produção.

Para a NFL Draft, a VCC ajudou a produzir entrevistas em vídeo ao vivo com até 58 convidados remotamente esperando a conexão ao vivo em casa. Antes do evento, os atletas recebiam um kit para iPhone, e o VCC trabalhava com cada um no quadro de tiro e no teste de conexão através de uma série de chamadas de ensaio. Na noite do NFL Draft, os entrevistados esperaram nas salas digitais e receberam um aviso de dois minutos antes de irem ao ar. Trabalhando em suas respectivas casas, os produtores de chamadas do VCC atribuíram as fotos ao endpoint apropriado por meio do Queue Manager e, usando o Call Manager Pro, iniciaram a chamada e a configuraram para garantir um sinal estável antes de entregá-la à NFL. Como parte do kit de ferramentas VCC para controles remotos de vídeo, a Helo teve um papel crucial no monitoramento da qualidade de todas as chamadas de vídeo.

“O Helo permite que os produtores de chamadas monitorem remotamente os feeds em tempo real, de qualquer lugar. Helo é uma das minhas ferramentas favoritas. Ela nos permite administrar nossos negócios da maneira que queremos, enquanto também permite que nossos clientes colham todos os benefícios de nossas soluções. Podemos monitorar, cuidar da qualidade e controle dos quadros de qualquer lugar com uma conexão à Internet, sem adicionar latência adicional”, disse Jackie Lennon , diretora de marketing da The VCC. “Ter essa flexibilidade é crucial, e também apreciamos a opção de gravar simultaneamente com o Helo”, acrescentou.

O mini-conversor AJA ROI também provou ser uma força de trabalho constante para o VCC, pois permite saídas de vídeo e suporta uma ampla gama de formatos de áudio solicitados pelos clientes. Ele acrescentou: “Os niniconversores de ROI são essenciais para garantir uma saída de vídeo remota estável e de alta fidelidade e nos dão a flexibilidade de nos adaptarmos às necessidades audiovisuais e combinar os formatos nas instalações de nossos clientes.”

Embora a maioria das mais de 30 unidades Helo da VCC esteja localizada nas instalações do cliente, algumas permanecem em sua sede para clientes que usam a Host Automation Tool (HAT). O fluxo de trabalho HAT do VCC permite que os produtores de chamadas, um produtor de linha e um host executem um programa completo de qualidade de transmissão. Com o sistema, os clientes podem produzir um programa com chamadas de vídeo de qualquer lugar, e os produtores de chamadas podem melhorar as transmissões ao visualizar a saída de vídeo usando o Helo para monitorar remotamente a transmissão.

Site relacionado: https://www.aja.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados