Como resultado da pandemia, a empresa de consultoria e design audiovisual Strata, sediada em Atlanta, viu a demanda por streaming de produção disparar com a AJA como aliada
Tradicionalmente, multidões de até 35.000 pessoas se reuniam semanalmente nas Casas de Adoração (HOW-) para serviços religiosos nos Estados Unidos, mas com o início de uma pandemia global, essa prática foi interrompida abruptamente.
Fechamentos em todo o país forçaram as instituições religiosas a buscar novas maneiras de se conectar com os paroquianos, e muitos encontraram a resposta no streaming. Embora os eventos face a face tenham sido parcialmente reiniciados, alguns paroquianos permanecem relutantes em participar de reuniões em grande escala, enquanto outros preferem a conveniência dos serviços online.
Nesse sentido, a transmissão ao vivo no mercado de HOW vem se mostrando uma tendência com capacidade de permanência. Como resultado da pandemia, a empresa de consultoria e design audiovisual Strata, Atlanta, EUA, viu a demanda por sistemas de produção com capacidade de streaming disparar. Tendo projetado sistemas de vídeo personalizados para instituições religiosas em Phoenix, Houston, Nashville, Atlanta, Jacksonville e outras regiões por mais de três anos, a equipe Strata, cuja experiência acumulada na indústria ultrapassa 90 anos, está mais do que bem. Equipada para lidar com o recuperação de negócios.
Todos os projetos começam com uma fase de descoberta, durante a qual a equipe Strata desenvolve um plano de tecnologia, com as equipes da AJA Video Systems sendo uma parte fundamental de quase todos os projetos de sistemas de vídeo.
Joe Paryzek, coproprietário da Strata e engenheiro de sistemas de vídeo, afirma: “O equipamento AJA está incluído na maioria de nossos projetos porque oferece suporte a uma ampla gama de necessidades em ambientes HOW, de streaming ao vivo e gravação a gravação. Conversão de sinal, gravação e transmissão de áudio e vídeo por streaming e internamente. A confiabilidade dos equipamentos AJA é bem conhecida e sua operação é muito simples. Essas características são ideais para nossa base de clientes.”
Com a maioria das instituições religiosas procurando construir um fluxo de trabalho de streaming ao vivo do zero ou adaptar um existente, o dispositivo de gravação e streaming H.264 da AJA é integrado à maioria dos designs do Strata. Os clientes o utilizam para transmitir vídeo ao vivo em 1080 ou 720 HD para seu site ou YouTube, Facebook Live e outras plataformas de transmissão social.
“O streaming tem sido a principal tendência em 2020 e não vemos isso mudando este ano. A Helo torna a transmissão ao vivo fácil e é por isso que é nossa primeira recomendação quando os clientes perguntam sobre transmissão ”, explica David Roche, coproprietário da Strata. “Ele combina todas as funcionalidades de streaming de hardware e software em uma única caixa sem a complexidade. Também é divertido para nós ver os clientes terem aquele momento ‘oh uau’ quando percebem que podem transmitir com o premir de um botão. É, sem dúvida, a melhor forma de transmitir.Trabalho com fibra
Em produções em ambientes COMO, a produção audiovisual geralmente abrange vários edifícios e os sinais devem ser transportados por longas distâncias. Para atender a essa demanda, o cabeamento de fibra óptica se tornou um padrão nos designs da Strata, e a equipe muitas vezes acaba contando com conversores de fibra óptica AJA FiDO para permitir o transporte de sinais SDI 12G / 6G. / 3G / 1.5G / 270Mb, e até mesmo Dados RAW entre computadores localizados a uma grande distância.
Como o módulo Ross Video OpenGear é compatível com uma ampla gama de equipamentos de fabricantes, as soluções AJA OpenGear FiDO, em particular, estão em alta demanda entre sua base de clientes. “Cada cliente tem suas próprias preferências de tecnologia, então a tecnologia OpenGear e o suporte AJA são ótimos, pois podemos projetar cada configuração com o melhor equipamento para o trabalho e consolidá-la em uma única estrutura”, acrescenta Roche.
Para clientes que desejam gravar, seja para arquivamento, pós-edição ou publicação sob demanda, o Strata normalmente incorpora um gravador e reprodutor / gravador HD multicanal AJA Ki Pro Ultra 12G-SDI 4K / UHD / HD HD em seu design de sistema. Normalmente, o Ki Pro Ultra 12G se conecta a um roteador. Uma aplicação comum é rotear o feed do programa e três ISOs de câmera para o Ki Pro Ultra 12G, resultando em um feed de programa com áudio mixado e três feeds de câmera que podem ser incorporados em um master de edição para uso ou distribuição posterior.
“O Ki Pro Ultra 12G foi uma grande adição a vários de nossos projetos. Ele pode ser usado como um gravador de 4K ou para gravar quatro canais 1080p simultâneos ”, explica Roche. “Com a configuração de gravação quad HD, você basicamente tem quatro gravadores de canal único em uma unidade e, em alguns casos, pode tomar o lugar de servidores mais complexos e caros para nossos clientes.”
Novo no arsenal AJA openGear da Strata é o embedder / desincorporador 12G-SDI / DANTE OG-DANTE-12GAM de 64 canais, que está atualmente pronto para implantação na Primeira Igreja Batista em Jacksonville, Flórida, e Igreja Cristã de Phoenix (Arizona ).
“A tecnologia de rede de áudio Dante se tornou quase onipresente no espaço do HOW, e se uma instalação ainda não a estiver usando, ela o fará em breve. Apresentar Dante ao mundo do vídeo tem sido um processo complexo e de várias etapas, por isso estamos muito felizes que a AJA lançou o OG-DANTE-12GAM. Esta nova placa AJA nos oferece uma maneira muito limpa de integrar áudio em vídeo; temos apenas que conectar a placa à rede Dante, atribuir o áudio e tanto o áudio quanto o vídeo são mixados. Tenho certeza que vai encontrar seu caminho na maioria dos empregos do Strata no futuro ”, conclui Paryzek.