Home Tecnologia Akamai ajuda as emissoras a mitigar custos associados à computação em nuvem e ao streaming

Akamai ajuda as emissoras a mitigar custos associados à computação em nuvem e ao streaming

Por Redação

O Akamai Cloud Wrapper armazena em cachê o conteúdo da nuvem enquanto o Akamai Direct Connect fornece uma conexão exclusiva e privada com a rede Akamai Edge

A Akamai, plataforma inteligente de perímetro para segurança e distribuição de experiências digitais, apresentou no IBC 2018 duas novas soluções, voltadas para emissoras de televisão e distribuidores, projetadas para mitigar os desafios associados à computação em nuvem e garantir distribuição de origem de alta qualidade na rede Akamai.

O Akamai Cloud Wrapper e o Akamai Direct Connect são exemplos de como o Akamai Edge pode ajudar a reduzir custos e, ao mesmo tempo, oferecer streaming com desempenho e qualidade equivalentes aos da transmissão tradicional. Além disso, eles permitem que as emissoras implementem estratégias tecnológicas emergentes, como a computação em nuvem.

O Akamai Cloud Wrapper otimiza a conectividade entre infraestruturas de nuvem pública e o Akamai Intelligent Edge para eliminar, sem a necessidade de modificar fluxos de trabalho existentes, os obstáculos mais comuns que a distribuição OTT enfrenta em ambientes de nuvem. Especificamente, o Cloud Wrapper oferece aos clientes um espaço de cachê dedicado dentro da rede de distribuição da Akamai que abrange infraestruturas de nuvem centralizadas, com um design que maximiza o descongestionamento da fonte e reduz o número de solicitações para a origem. Ao mesmo tempo, minimiza os custos de transmissão da televisão.

O Akamai Direct Connect fornece aos clientes que gerenciam sua própria infraestrutura residencial uma conexão privada e especialmente designada à rede Akamai Edge, o que elimina a etapa tradicional (geralmente não confiável) de oferecer conteúdo desde a origem via internet. Ambas as soluções fazem parte do serviço de streaming ao vivo e sob demanda da Akamai, o Adaptive Media Delivery, que foi apresentado no IBC 2018 em Amsterdam.

Entrega adaptável Akamai

Cada vez mais emissoras e provedores de serviços OTT migram para plataformas de nuvem centralizadas para aumentar a eficiência de armazenamento e computação. No entanto, à medida que suas bibliotecas de conteúdo crescem, elas geralmente enfrentam desafios relacionados à distribuição desse conteúdo na nuvem. Por exemplo, o fato de muitos espectadores quererem acessar a fonte de conteúdo no ambiente de nuvem afeta o desempenho. Emissoras e distribuidores pagam uma taxa de saída para cada aplicativo que não é baixado; em particular, os pedidos que são realizados a partir da origem, em vez da Akamai Edge.

Integrada à rede distribuída do Akamai Edge, a solução Cloud Wrapper guarda em cachê, ou armazena, o conteúdo OTT fora do ambiente de nuvem do cliente, o que causa descongestionamento na origem, reduzindo a frequência de solicitações de usuários que o cliente recebe. Um download mais elevado significa que as emissoras e distribuidores pagam menos aos provedores de nuvem pelo acesso ao conteúdo de origem. Como o Cloud Wrapper funciona perfeitamente com as outras soluções de distribuição da Akamai, como o Adaptive Media Delivery, o Download Delivery e o Object Delivery, a Akamai pode ajudar os broadcasters a oferecer aos consumidores uma experiência de visualização melhor.

Melhoria da confiabilidade na primeira seção

Os clientes da Akamai Broadcast que operam sua própria infraestrutura doméstica geralmente distribuem o conteúdo para a televisão através da rede pública da Internet antes de atingir o Akamai Edge. O congestionamento da Internet interfere na “primeira parcela”, que afeta a eficácia da transmissão e aumenta os custos de origem e tráfego IP.

Ao conectar sua infraestrutura diretamente à rede Akamai Edge com o Akamai Direct Connect, os clientes se beneficiam do desempenho confiável e uniforme de que precisam para oferecer uma experiência de visualização com qualidade de retransmissão, redução dos custos de trânsito IP e da capacidade de proteger sua infraestrutura de origem, limitando a conectividade pública. Uma vez conectados à rede Akamai através do Direct Connect, as emissoras têm acesso ao Adaptive Media Delivery, bem como ao Media Services Live, o serviço linear ao vivo e ininterrupto da Akamai.

Campbell Foster, vice-presidente do Setor de Marketing de Produtos e Multimídia da Akamai, observa que a empresa “superou todos os recordes de volume de transmissão de TV em streaming este ano, e acreditamos que estamos apenas na primeira fase de crescimento que deve ser vertiginosa na popularidade de streaming para televisão ao vivo, linear e sob demanda. Por meio de soluções inovadoras, como o Cloud Wrapper e o Direct Connect, a Akamai sempre tenta antecipar a curva de adoção. Os serviços de streaming dos nossos clientes são um aspecto cada vez mais relevante de suas operações de negócios, e a Akamai quer ajudá-los a entender completamente o papel crucial da Akamai Edge em suas iniciativas”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados