Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o OBS Live Cloud, uma iniciativa dos Olympic Broadcasting Services (OBS) em parceria com a Alibaba, é o principal método de distribuição remota para os broadcasters.
A solução OBS Cloud 3.0 aumenta a eficiência e agiliza o fluxo de trabalho tanto para os meios de comunicação quanto para os organizadores. Dessa forma, os broadcasters de todo o mundo podem oferecer transmissões baseadas na nuvem em tempo real por meio do serviço Live Cloud, enquanto a plataforma Content+ fornece uma ampla gama de conteúdos produzidos pela OBS, como transmissões ao vivo, entrevistas com atletas, reportagens, imagens de bastidores e conteúdos para redes sociais.
Yiannis Exarchos, CEO da OBS, afirma que “com aproximadamente metade da população mundial assistindo aos Jogos, tecnologias como Alibaba Cloud nos ajudam a contar as histórias dos melhores atletas do mundo, mas também a unir o mundo de uma forma mais emocionante e inspiradora”.
O lançamento desta tecnologia ocorre enquanto a OBS se prepara para produzir um recorde de 11 mil horas dos Jogos Olímpicos durante Paris 2024, o que representa um aumento de 15% em relação a Tóquio 2020.
Selina Yuan, presidente de Negócios Internacionais da Alibaba Cloud Intelligence, está entusiasmada em “ver a evolução da transmissão olímpica de Tóquio 2020 para Paris 2024, habilitada pela ampla infraestrutura global da Alibaba Cloud e pelas tecnologias de IA comprovadas”.
OBS Cloud 3.0 em Paris 2024: um divisor de águas
Durante os Jogos Olímpicos, o OBS Live Cloud transmitirá um total de 379 sinais de vídeo e 100 de áudio. O serviço OBS Live Cloud, introduzido nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, contou com 22 assinantes durante os Jogos Olímpicos de Inverno de dois anos atrás. Em Paris 2024, atenderá a dois terços dos serviços remotos reservados por meio de 54 broadcasters.
A tecnologia baseada na nuvem muda as regras do jogo para os meios de comunicação de todo o mundo, que antes dependiam de circuitos internacionais de telecomunicações caros e dedicavam muito tempo para preparar os equipamentos para a cobertura ao vivo.
Durante Paris 2024, serão utilizados sistemas de repetição por câmera com tecnologia de IA para oferecer repetições em câmera lenta e congelamento de quadros das performances dos atletas.
A Alibaba Cloud fornecerá todos os sistemas de repetição multicâmera dos Jogos, que foram implantados em 14 locais para cobrir competições de 21 esportes diferentes.
Esses sistemas podem transformar imagens ao vivo em modelos 3D precisos para renderização em tempo real, criando reconstruções virtuais imersivas que melhoram tanto a cobertura ao vivo quanto a não ao vivo.
“A parceria entre Alibaba Cloud e OBS amplifica nosso compromisso de ajudar a transformar a experiência do espectador nos Jogos Olímpicos, convertendo inovações tecnológicas em aplicações práticas para obter resultados tangíveis”, conclui Yuan, da Alibaba Cloud.
Site relacionado: https://www.obs.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube