A NEP UK informou que irá prosseguir sua parceria de serviços de transmissão com a Wimbledon Broadcast Services (WBS) para fornecer a transmissão técnica do prestigiado Torneio de Wimbledon. “Este é um dos eventos esportivos mais prestigiados do mundo. Nossa parceria transcende completamente o fornecimento puro de equipamentos e serviços técnicos de transmissão. Trata-se de nossa compreensão e colaboração coletiva comprovada na busca da qualidade em todas as partes do processo, e nosso compromisso absoluto em fornecer uma operação sólida, com agilidade e flexibilidade. Estou orgulhoso de toda a equipe da NEP que trabalha incansavelmente para entregar Wimbledon e eu, como o resto da equipe da NEP, estamos empolgados e honrados por ter recebido este novo contrato de 2023 a 2026”, declarou Simon Moorhead, diretor administrativo de serviços de transmissão da NEP UK.
Todas as partidas em todas as 18 quadras foram televisionadas durante o Torneio de Wimbledon deste ano pela primeira vez, incluindo a Quadra Central em alta faixa dinâmica UHD. A cobertura de transmissão, fornecida pela NEP UK utilizando tecnologia IP, sendo que onze das quadras de Wimbledon eram tripuladas por operadores de câmera e sete usavam um híbrido de operadores e o sistema Tr-Ace, da NEP.
Para facilitar a cobertura global do evento, a NEP usou sua própria plataforma de distribuição de mídia on-line Mediabank, disponível para toda a imprensa registrada e para aqueles que são Right Holds Broadcaster (RHB) para distribuir conteúdo de forma eficaz globalmente. A WBS atendeu mais de 50 detentores de direitos de mídia no local durante os campeonatos, incluindo emissoras de TV, rádio e acesso a notícias, cobrindo mais de 200 territórios em todo o mundo.
Centenas de funcionários da NEP UK colaboraram com o All England Club para cobrir alguns dos maiores nomes do tênis, como Novak Djokovic, Rafael Nadal e Serena Williams. A NEP fornece cobertura do icônico evento de tênis desde 2014, incluindo destaques como a estreia do Grand Slam de Emma Raducanu como uma entrada curinga em 2021.
Trabalhando em estreita colaboração com o All England Club, a NEP UK usou mais de 100 posições de câmera e 40 servidores EVS para gravar e reproduzir todas as bolas jogadas, produzindo cobertura de todas as quadras. As câmeras Sony 3500 foram implantadas em todo o local para capturar toda a ação ao vivo em UHD. Já o sistema Tr-ACE do Fletcher Group garante que as cabeças de câmera robótica possam rastrear toda a ação na quadra. A equipe da NEP esteve no local para poder transformar a transmissão em emocionantes histórias de partidas exibidas na tela.
O sistema Tr-ACE usa uma mistura de reconhecimento de imagem e tecnologias LIDAR para rastrear automaticamente os jogadores na quadra, o que significa que um operador pode controlar todas as câmeras e mixar o show ao mesmo tempo. A tecnologia Tr-ACE permite que o operador simplesmente toque na pessoa de interesse na tela e selecione se deseja uma foto ampla, média ou close-up do jogador selecionado – a partir daí, a panorâmica, inclinação, zoom e foco funções são todas automáticas.
A Creative Technology, uma empresa irmã da NEP, esteve no local durante o evento para executar toda a operação de RF de áudio; com a equipe usando talkback, monitores intra-auriculares e cobertura de microfone de rádio em toda a área. Além de cumprir a cobertura de áudio, a Creative Technology também estava executando as telas que operavam em Wimbledon, incluindo todos os placares na quadra e ao redor do campus.
“Foi um privilégio incrível trabalhar com a Wimbledon Broadcast Services (WBS) para fornecer as instalações de transmissão técnica e entrega para o torneio de tênis mais prestigiado do mundo. A NEP se orgulha de ter trabalhado em parceria na implementação técnica e entrega de mais jogos do que nunca”, declarou Richard Lancaster, gerente de projeto técnico da NEP UK.
“Estamos muito satisfeitos em continuar nossa parceria de longa data com a NEP como parte dos serviços de transmissão de Wimbledon, pois procuramos continuar a oferecer padrões excelentes de cobertura de transmissão e a melhor experiência de visualização do Campeonato”, concluiu Paul Davies, chefe de transmissão, produção e direitos de mídia.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube