A AEQ e sua parceira na Índia, a Falcon Technologies, vencem uma importante licitação para o fornecimento e instalação de uma centena de consoles para a All India Radio (AIR), oficialmente conhecida desde 1957 como Akashvani (cujo significado literário é “Voz do Céu”). O projeto da rádio pública nacional da Índia (uma divisão da Prasar Bharati criada em 1936) contempla três tipos de estúdios, todos com conectividade IP baseada na tecnologia Dante em mais de 33 cidades diferentes em todo o território indiano.
Para um projeto tão importante, a AIR solicita propostas de todos os fabricantes mundiais, bem como demonstrações físicas e online. Num processo de mais de três meses de avaliação com as complicações associadas à situação da pandemia e as limitações logísticas e de mobilidade que esta implicava, a tecnologia AEQ foi selecionada pela direção técnica da AIR.
O primeiro dos estúdios, o Transmission, foi projetado com base no console desktop Capitol IP 12 TT com conectividade Dante, com 12 faders, 4 microfones, 4 entradas e saídas AES/EBU, 12 entradas e 8 saídas analógicas, controle de monitoramento e cabine e 16 canais bidirecionais Dante. Foram fornecidos e instalados 35 consoles e um adicional como sobressalente.
O segundo estúdio, Switching, foi desenvolvido com base no console desktop Capitol IP8 TT com conectividade Dante, com 8 faders, 4 microfones, 4 entradas e saídas AES/EBU, 12 entradas e 4 saídas analógicas, controle de monitoramento e alto-falante e 16 canais bidirecionais Dante. Foram fornecidos e instalados 32 consoles e um adicional como sobressalente.
O terceiro, Dubbing, é baseado no console desktop Capitol IP12 TT com conectividade Dante, com 12 faders, 4 microfones, 4 entradas e saídas AES/EBU, 12 entradas e 8 saídas analógicas, controle de monitoramento e viva-voz e 16 canais bidirecionais Dante. Um terminal AoIP modelo AEQ Netbox 4MH com capacidade para 4 microfones adicionais e 4 saídas de fone de ouvido estéreo foi adicionado a cada console. Foram fornecidos e instalados 32 consoles e um adicional como sobressalente.
Todos os consoles foram programados de fábrica pela AEQ com a configuração solicitada pelos técnicos da AIR, que incluía, por exemplo, funções especiais, teclas programáveis e modos de trabalho onde o console de um dos estúdios interagia com os dos demais. Ser capaz de criar e testar essas configurações na fábrica simplificou o processo de instalação no local e os cursos de treinamento. O desenvolvimento do projeto com o fornecimento e instalação de todos os consoles decorreu ao longo de 2021 e 2022.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube