Home Especiais Análise: Uma nova visão para a Avid

Análise: Uma nova visão para a Avid

Por Redação

Empresa passa a adotar postura de só apresentar ao mercado produtos finalizados

Para além do novo Media Composer e de  todas as novidades em produtos, provavelmente o principal anúncio da Avid durante sua conferência de imprensa na NAB 2019 tenha sido uma mudança cultural. Como de praxe, além de falar dos números e sucesso da empresa nos últimos 12 meses, o CEO Jeff Rosica tirou um tempo para explicar ao público que a partir daquele ponto estava instituindo uma política de não mais capitalizar sobre anúncios de produtos que não estivessem prontos ou em fase final de desenvolvimento.

Pode parecer algo simples e lógico, mas a verdade é que em todo o setor de tecnologia o mais comum é exatamente o contrário. Em qualquer evento focado em produtos, as empresas tendem a compartilhar as inovações em serviços e equipamentos sem se preocupar de fato com datas de entrega, quase como um atestado de sua visão inovadora acima do compromisso de servir ao mercado. A própria Avid sempre teve esta postura, com produtos que chegaram a levar até 2 anos para chegar ao mercado após terem sido anunciados.

O fato é que esta postura sempre privilegiou o marketing sobre o produto. Quase como se o anúncio fosse um produto em si, e no caso de empresas como a Avid, que possuem capital aberto na bolsa de valores, de fato são. A depender da recepção de usuários chave e da imprensa especializada sobre determinado anúncio, valores de ações podem variar brutalmente, e, por consequência, o valor real da empresa.

Ao mudar a postura para algo mais palpável, o que Rosica está tentando fazer é trazer a empresa para mais próximo de seus usuários. Esta, aliás, tem sido a missão do executivo desde que assumiu como CEO, tirar a Avid do pedestal em que havia sido colocada pelo antigo líder e trazê-la de volta como parte da comunidade de criadores de conteúdo audiovisual. O próprio Rosica faz questão de lembrar a todos que ele é, nas palavras do CTO Dana Ruzicka, “um de nós”, ou seja, um membro desta indústria especificamente, e não um executivo profissional que poderia estar dirigindo uma fábrica de pneus num dia e a Avid no outro.

Para os usuários a nova postura é uma notícia boa. Um roadmap claro do que está sendo entregue ajuda, e muito, a fazer planejamentos de futuros investimentos em um planta de produção. Saber que a nova versão do Media Composer chega em Maio de fato pode ser o suficiente para um gestor considerar upgrades de ilhas de edição, storage ou mesmo de capacitação de equipe.

Como Jeff Rosica disse no final da coletiva “Entendemos que vocês dependem da confiabilidade em nossas ferramentas para produzir o trabalho de vocês”. Já não era sem tempo. Basta esperar para saber se os investidores e acionistas vão gostar da notícia tanto quanto nós.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.