Home Reportagens ANCINE e BRDE divulgam resultado preliminar do programa de apoio ao pequeno exibidor

ANCINE e BRDE divulgam resultado preliminar do programa de apoio ao pequeno exibidor

Por Ricardo Batalha

Mais de 500 salas de cinema, de todas as regiões do Brasil, serão beneficiadas no Programa Especial de Apoio ao Pequeno Exibidor (PEAPE)

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul- BRDE divulgaram na última terça-feira, 18 de agosto, o resultado da habilitação preliminar do Programa Especial de Apoio ao Pequeno Exibidor (PEAPE), que destina R$ 8,5 milhões de recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) ao segmento. O apoio não reembolsável foi pensado para preservar empregos, atender às pequenas empresas locais, e para manter o parque exibidor brasileiro.

Até o momento, foram contemplados 78% dos complexos com até 4 salas, o que corresponde a 533 salas de cinema e 252 complexos de exibição, localizados em 23 unidades federativas e no Distrito Federal. A projeção é que mais de 8 mil empregos diretos sejam preservados nas localidades atendidas, que vão desde capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, a pequenas cidades das cinco regiões do País. Locais como Cambuí e Caratinga, em Minas Gerais, Campo Mourão, no Paraná e Redenção, no Pará, conseguirão, por meio do auxílio, manter empregos e os cinemas locais. Os recursos podem ser usados para custear folha de pagamento, serviços terceirizados, fornecedores de equipamentos e despesas correntes relativas ao funcionamento das salas.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado porque conseguimos descentralizar os recursos, alcançando todas as regiões do País. Desde o início dessa pandemia, a meta da ANCINE, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal sempre foi a de preservar empregos e as empresas do setor. A rápida aprovação do Comitê Gestor do FSA para as medidas emergenciais foi também um dos fatores para o sucesso da ação”, avalia Alex Braga, diretor-presidente substituto da ANCINE.

Os proponentes inabilitados terão o prazo de 10 dias úteis para interposição de recurso.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados