Home Reportagens Appear leva à IBC 2025 soluções para produção ao vivo híbrida e definida por software

Appear leva à IBC 2025 soluções para produção ao vivo híbrida e definida por software

Appear aposta na combinação de hardware e software para oferecer fluxos de trabalho personalizados e eficientes na era da produção IP

Por Ricardo Batalha

A Appear, fornecedora global de tecnologia para produção ao vivo, marcará presença na IBC 2025, que será realizada em Amsterdã entre os dias 12 e 15 de setembro. No estande 1.C61, a empresa vai apresentar como a união de sua consagrada plataforma de hardware X com a nova plataforma de software VX permite que operadoras e emissoras criem fluxos de produção sob medida para suas necessidades, avançando rumo a um modelo híbrido e totalmente definido por software.

Com foco em um cenário de produção ao vivo cada vez mais exigente e dinâmico, a Appear mostrará como suas tecnologias vêm sendo projetadas para suportar operações contínuas, com volumes crescentes de serviços, conteúdos e dados. O estande da marca vai abrigar as estreias europeias do software VX Media Gateway e do novo modelo X5, além de apresentar avanços importantes em conectividade IP de alta capacidade e gerenciamento remoto.

Entre os destaques está o X5, solução compacta e econômica da linha X, pensada para produções menores e de alto valor. O equipamento oferece compressão de alta qualidade, transporte de mídia IP de ponta e latência ultrabaixa. Já o VX Media Gateway, que estreia na Europa, é uma solução de software robusta e escalável para processamento de mídia local ou em nuvem. A versão inicial oferece suporte completo a fluxos Ground to Cloud com proteção avançada de streams, failover automático e compatibilidade com os principais padrões da indústria, como SMPTE ST-2022, UDP/RTP, Unicast/Multicast e ST-2022-7. O software também incorpora uma implementação altamente otimizada do protocolo SRT, com foco em escalabilidade.

A Appear também apresentará na IBC 2025 a nova placa de rede de 100 Gbps para a plataforma X, desenvolvida para atender à próxima geração de produções com grandes volumes de dados. O módulo quadruplica a velocidade da interface de rede da plataforma, permitindo o transporte de sinais UHD com ou sem compressão, sem necessidade de alterações no tamanho físico ou consumo de energia dos equipamentos. Outra novidade é o Appear Estate Manager (AEM), ferramenta de gerenciamento que facilita a atualização e o controle em larga escala dos sistemas baseados na plataforma X.

A empresa aproveitará o evento para reforçar sua liderança no desenvolvimento da Media eXchange Layer (MXL), camada de intercâmbio de mídia projetada para ambientes híbridos e nativos em nuvem. A plataforma VX foi criada para permitir a troca de mídia entre funções conteinerizadas de software com baixa latência, agnosticismo de fornecedor e orquestração simplificada. Segundo o diretor de tecnologia Andy Rayner, o objetivo é garantir a liberdade para os operadores misturarem diferentes ferramentas sem comprometer desempenho. “Nossa plataforma VX já nasce pronta para esse futuro. Todas as nossas soluções de software serão compatíveis com o MXL”, afirmou.

Para o CEO Thomas Bostrøm Jørgensen, a indústria caminha de forma clara para a produção IP e baseada em computação elástica, mas o desafio está em atender operadores com realidades e modelos de negócio distintos. “Ao adotarmos padrões, microsserviços e conteinerização, estamos aplicando ao software a mesma filosofia modular que consagrou nosso hardware. O diferencial da Appear está em ouvir nossos clientes de perto, com iniciativas como os Conselhos de Clientes, para guiar a transição da indústria rumo a esse novo cenário”, concluiu.

Site relacionado: https://www.appear.net

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados