Home Reportagens Arena American Airlines Center instala sistema Lawo IP

Arena American Airlines Center instala sistema Lawo IP

A arena American Airlines Center é a casa do Dallas Stars da NHL e do Dallas Mavericks da NBA

Por Ricardo Batalha

A arena American Airlines Center, uma das mais movimentadas da América do Norte, é a casa do Dallas Stars da NHL e do Dallas Mavericks da NBA. Inaugurada em 2001, a arena tem como foco garantir que a experiência do torcedor seja líder, pois os Stars e os Mavericks gostam de ir além para fazer um espetáculo de alto nível aos torcedores. Além dos jogos de beisebol, o AAC recebe vários shows e eventos privados.

Para uma experiência sonora superior e com o objetivo de preparar sua infraestrutura para o futuro, o AAC recentemente investiu em um console de mixagem Lawo mc²56 MkIII com núcleos A__UHD redundantes, fornecendo 512 DSPs para as mixagens front-of-house e monitor. Um núcleo de energia para conversão de Dante, Lawo A__madi6e stageboxes A__mic8 e um processador de vídeo V__pro8 para incorporação MADI e geração de miniaturas de vídeo LiveView também estão incluídos.

“Temos sorte porque os proprietários sempre estiveram dispostos a conversar sobre como investir nas ferramentas certas para fazer o melhor trabalho possível. Como os Mavericks e os Stars estão tão empenhados em oferecer produções de alto nível, vimos o console de áudio da casa principal mudar várias vezes desde a inauguração da arena”, afirmou o engenheiro de instalação do American Airlines Center, Scott Davidson.

A certa altura, ficou claro que o sistema de áudio anterior havia chegado ao limite e precisava ser substituído por uma solução à prova de futuro. “Depois de pesquisar novos consoles, inúmeras demos práticas e conversar com engenheiros de turnê que mixavam os shows, concordamos que precisávamos procurar em outro lugar. Por capricho, decidimos entrar em contato com Lawo para ver se eles tinham algo que pudesse funcionar”, observou Davidson.

O American Airlines Center queria um console capaz de lidar com vários estilos e tipos de sinais e a capacidade de suportar novos formatos de tecnologia à medida que se tornassem relevantes. O console precisava fornecer maçanetas e botões físicos suficientes para realizar o trabalho, além de uma navegação de software intuitiva que permitisse aos operadores adaptar rapidamente a mesa aos seus requisitos específicos de fluxo de trabalho.

Tony Staires, da Lawo North America, providenciou um console de demonstração no AAC. A equipe descobriu que a capacidade e a flexibilidade do sistema de mixagem permitiam que os engenheiros configurassem o sistema sem comprometer nada. A excelente medição instantânea de todas as várias mixagens permite que os operadores verifiquem visualmente se tudo está funcionando e se os sinais estão fluindo conforme o esperado, olhando para apenas uma tela. A integração do Waves foi considerada vital, e o Lawo mc²56 foi um dos poucos consoles que poderia fazer isso acontecer sem colocar telas adicionais ao redor da mesa.

“Ter um grande número de mixagens AUX significa que podemos rotear sinais de várias maneiras e misturar fontes de maneira mais discreta do que antes”, explicou Jeff McGinnis, engenheiro A1 da American Airlines Center. “Não ser limitado por uma configuração de console fixa é um grande benefício do sistema Lawo. Ter miniaturas de vídeo ao lado dos faders é uma vantagem ao verificar as coisas com antecedência. Além disso, apreciamos os recursos exclusivos do Lawo, incluindo as várias opções GPI/O e acesso VNC remoto a outras máquinas, para que possamos controlar as coisas diretamente do console”, completou.

Jeff McGinnis gosta do fato de o console ser personalizável em relação ao layout e às exibições de tela. “Nossa mesa mc²56 possui faders duplos no compartimento esquerdo e oferece 48 faders, além de duas grandes telas sensíveis ao toque, em um tamanho surpreendentemente compacto. Portanto, ergonomicamente, não preciso ir muito longe para fazer o que preciso. Além disso, há um botão real para a maioria das funções. Por fim, o design do Lawo é elegante o suficiente para que seus olhos escaneiem o console e obtenham uma impressão ‘ao vivo’ confiável do que está acontecendo”.

Outro ponto a favor foi que a equipe do American Airlines Center descobriu rapidamente que cada vez que conversava com o pessoal da Lawo, aprendia algo novo sobre recursos e opções adicionais que aceleram o fornecimento de misturas consistentemente superiores. “Uma vez que você começa a envolver sua mente em torno deste console e percebe o poder ao seu alcance, sua mente instintivamente começa a pensar em coisas que nenhum outro console pode fazer”, acrescenta Jeff McGinnis. “Você percebe que pode implementar diferentes fluxos de trabalho e opções que não seriam possíveis em outro lugar”.

“Alguns outros recursos que ajudaram a influenciar nossa decisão”, ressalta Scott Davidson. “A Lawo não é apenas uma empresa de áudio, mas também possui uma solução de roteamento de vídeo baseada em IP muito robusta que é executada na mesma infraestrutura de backbone de nosso console de áudio. Além disso, a solução da Lawo possui recursos/possibilidades de crescimento integrados. Se precisarmos adicionar um segundo console para uma mixagem do tipo broadcast ou para um console portátil para uso no prédio, podemos fazer isso com nosso sistema Lawo e compartilhar recursos de forma altamente flexível”, concluiu.

Site relacionado: https://lawo.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados