Home Reportagens Arquivo Nacional de Cinema do Japão usa Cintel Scanner para streaming de acervo de filmes

Arquivo Nacional de Cinema do Japão usa Cintel Scanner para streaming de acervo de filmes

Arquivo Nacional de Cinema do Japão promove a cultura cinematográfica por meio da preservação, pesquisa e exibição de filmes

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o Arquivo Nacional de Cinema do Japão utilizou o Cintel Scanner para digitalizar filmes das importantes coleções da instituição, alguns dos quais são então disponibilizados em sites de streaming especializados.

O Arquivo Nacional de Cinema do Japão é um centro que promove a cultura cinematográfica por meio da preservação, pesquisa e exibição de filmes. O centro se dedica à coleção, preservação e restauração de filmes e materiais fílmicos, bem como a pesquisas acadêmicas e estudos relacionados ao cinema. Além disso, exibe filmes em seu teatro e materiais fílmicos em áreas de exibição.

A organização é dividida em uma sede em Kyobashi, Tóquio, que exibe filmes e mostra materiais fílmicos, e em uma filial em Sagamihara, Prefeitura de Kanagawa, que predominantemente armazena e inspeciona filmes. O Centro de Conservação de Sagamihara, onde está instalado o Cintel Scanner, atualmente conta com cerca de 85 mil filmes. “Esses são filmes que já foram inspecionados, e há muitos outros que ainda não foram. E como cada filme é composto de vários rolos, a quantidade de rolos é ainda maior”, afirmou Kazuki Miura, curador associado do Arquivo Nacional de Cinema do Japão.

“Acreditamos que o filme é o meio de preservação mais adequado para imagens em movimento, por isso usamos o escaneamento digital para fins de utilização. Terceirizamos a digitalização do filme enquanto fazemos isso internamente em paralelo. Para a digitalização interna, digitalizamos filmes impressos principalmente para esses projetos de streaming utilizando o Cintel Scanner”, disse Miura.

O Arquivo Nacional de Cinema do Japão decidiu implementar o Cintel Scanner para treinar a equipe sobre tecnologias digitais e atender à crescente demanda por digitalização devido ao streaming de suas coleções. Atualmente, cerca de 10 filmes por mês são digitalizados com o Cintel Scanner.

“Até agora, a instalação de um digitalizador exigia um investimento em todo o sistema, por exemplo, em uma rede e armazenamento de alta velocidade. O Cintel Scanner, por outro lado, tem um preço acessível e pode ser conectado com um único cabo, igual a um dispositivo externo conectado a um computador. Também estávamos preocupados com os custos de manutenção. Nos veríamos obrigados a pagar custos de manutenção todos os anos após a instalação do digitalizador. No entanto, com o Cintel Scanner, podemos atualizar o software por conta própria e só pagamos consertos se der algum problema, então, esse foi outro fator que nos incentivou a instalar o digitalizador”, explica Miura.

Atualmente, o Arquivo Nacional de Cinema do Japão opera três sites: Animações Japonesas Clássicas, que mostra as primeiras animações japonesas; Meiji Period on Film, que mostra filmes japoneses filmados na era Meiji; e Filmes do Grande Terremoto de Kanto de 1923. Em setembro deste ano será o centenário do Grande Terremoto de Kanto, e eles planejam continuar adicionando novos títulos ao site, visando ter mais de 20 títulos disponíveis até lá.

Após a digitalização, as imagens são enviadas para a sede do Arquivo Nacional de Cinema do Japão em Kyobashi para edição, gradação e outros processamentos utilizando o DaVinci Resolve Studio e o DaVinci Resolve Micro Panel. Após a conclusão da pós-produção, as imagens são publicadas em um dos sites específicos.

“Para passar adiante o filme e sua tecnologia, os arquivos cinematográficos precisam avançar junto com a indústria cinematográfica. Com sua capacidade de facilitar e disponibilizar a digitalização de filmes para uma grande variedade de projetos, espero que o Cintel Scanner incentive mais criadores a usar filmes no Japão e revitalize a indústria cinematográfica”, concluiu Miura.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados