Home Reportagens Arte Radiotelevisivo Argentina implementa solução Vantage Transcode Pro da Telestream

Arte Radiotelevisivo Argentina implementa solução Vantage Transcode Pro da Telestream

Por Redação

A solução automatiza a transcodificação e o processamento dos arquivos de mídia que entram e saem dos sistemas de edição, armazenamento e gestão de ativos Avid

A Telestream, fornecedora de ferramentas de mídia digital e soluções de fluxo de trabalho, anunciou que a Arte Radiotelevisivo Argentina S.A. (Artear) está usando o Vantage Transcode Pro da Telestream para automatizar a transcodificação e processamento dos arquivos de mídia que entram e saem de seus sistemas de edição, armazenamento e gestão de ativos Avid.

De propriedade do conglomerado de mídia argentino Grupo Clarín, a Artear produz e distribui conteúdo em espanhol, como telenovelas, programas de jogos, notícias e competições de dança. Para competir efetivamente na era digital, a Artear gerencia e distribui cerca de uma dúzia de canais em um universo multiplataforma, abrangendo televisão aberta, a cabo e sites digitais.

Para gerenciar melhor suas múltiplas operações, a Artear inaugurou recentemente um novo Centro de Produção de Conteúdo de 2.600 metros quadrados – o maior da América Latina – com quatro estúdios com um fluxo de trabalho de pós-produção Avid MediaCentral. Um componente essencial do fluxo de trabalho do MediaCentral é o sistema Telestream Vantage Transcode Pro, que automatiza a transcodificação e o processamento dos arquivos de mídia que entram e saem dos sistemas de gestão de ativos, armazenamento e edição Avid.

O fluxo de trabalho Vantage Transcode Pro da Artear é acelerado com o uso de quatro servidores Telestream Lightspeed K80, além de 10 nós de CPU Dell rodando o Vantage. “À medida que nossas operações crescem, não consigo imaginar como lidaríamos com a atual carga de trabalho de processamento de mídia sem o Vantage”, disse José Gabriel Ciccarelli, Avid ASCR, da Artear. “O Vantage garante que todos os vídeos, independentemente do codec, formato, taxa de bits ou qualidade, possam ser processados em nosso ecossistema MediaCentral. Também garante que o material exportado de nossos Avids esteja no formato correto para distribuição a todos os nossos sites e redes sociais o mais rápido possível”.

Para atender a todos os seus requisitos de distribuição, incluindo visualização em vários dispositivos domésticos e móveis, a Artear precisa reutilizar cada instância de vídeo produzida em uma variedade de formatos e variantes de taxa de bits adaptável (ABR). A Artear também configurou seu sistema Vantage com o Vantage Transcode Multiscreen, uma solução acelerada por GPU para criar pacotes ABR de alta qualidade. Esse processo otimiza o conteúdo de vídeo para uma exibição adequada em todos os diferentes dispositivos conectados que os espectadores preferem usar.

Alguns dos fluxos de trabalho mais desafiadores da Artear estão relacionados à transcodificação para os formatos certos do conteúdo volumoso transmitido em sua rede de notícias de televisão a cabo TN, para uso no site da TN.com.ar e em canais de distribuição internacionais. “Ao automatizar essas tarefas, eliminamos o erro humano, que é comum em tarefas repetitivas. E com o processamento acelerado, podemos garantir que os arquivos de mídia estejam prontos a tempo para a pós-produção. Com o Vantage, ganhamos um tempo valioso, com certeza”, acrescenta Ciccarelli.

Hoje, o Vantage automatiza uma ampla gama de processos de mídia para a Artear, incluindo:

  • Ingest de mídia desde uma watch folder diretamente no Interplay e/ou ISIS
  • Conversão entre formatos, codecs e taxas de quadros
  • Criação de pacotes de taxa de bits adaptável para distribuição multiplataforma
  • Manipulação de codecs de broadcast, como XDCAM HD 50/35Mbps/ProRes 422 e DNx-HD-120/185/220Mbps, assim como H.264/x264/H.265 e GoPro Cineform
  • Mixagem de canais de áudio e tarefas de normalização, como correção de loudness
  • Permite a expansão de mídia e a adição de fades in/out e sobreposições de filmes e imagens
  • Geração de proxies para arquivo

“Antes do Vantage, precisávamos apenas fazer o ingest de cerca de 150 arquivos de câmeras Sony por dia em nosso fluxo de trabalho Avid. Mas agora, à medida que a necessidade de versões digitais aumenta, confiamos no Vantage para resolver nosso maior desafio: levar conteúdo aos nossos espectadores nos formatos que eles precisam assistir onde e quando quiserem”, conclui Ciccarelli.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados