Home Reportagens Artlist utiliza URSA Mini Pro 12K no documentário ‘Behind the Process’

Artlist utiliza URSA Mini Pro 12K no documentário ‘Behind the Process’

Por Ricardo Batalha

Artlist.io, empresa de banco de imagens e licenciamento de músicas isentas de direitos autorais, utilizou as câmeras Blackmagic URSA Mini Pro 12K e Pocket Cinema Camera 6K

A Blackmagic Design revelou que a Artlist.io, empresa de banco de imagens e licenciamento de músicas isentas de direitos autorais, utilizou as câmeras Blackmagic URSA Mini Pro 12K e Pocket Cinema Camera 6K para gravar o projeto mais recente da plataforma, “Behind the Process: a 2020 Documentary”.

O vice-presidente de criação da Artlist, Liran Friedman, tinha o objetivo de produzir um documentário sobre a liberdade criativa dos criadores da plataforma, e demonstrar o que eles poderiam alcançar em meio aos desafios da pandemia de 2020. O filme seguiu quatro artistas durante seus processos criativos: dois músicos da Artlist, um cineasta do Artgrid (o portal de filmagens da plataforma) e um criador de conteúdo do YouTube. “Queríamos mostrar como podemos contribuir para que esses artistas tenham liberdade para criar, e como podemos reunir todos eles em uma plataforma de alta qualidade”, disse Friedman.


Friedman entrou em contato com Austen Paul, renomado cineasta do YouTube. “Começamos com o Austen porque ele usa a Artlist de uma forma muito criativa e o convidamos para participar da produção”, disse Friedman. “Ele concordou e começamos a explorar a ideia de acompanhá-lo enquanto ele trabalhava em um dos seus projetos. Queríamos combinar o estilo sofisticado dos documentários da Netflix com algo mais genuíno e espontâneo. Era muito importante que documentássemos um projeto real do Austin, ao invés de inventar um para o documentário.”

Com o Paul a postos, Friedman chamou o cinegrafista Corey Hour, baseado em Los Angeles, para filmar o projeto. “O Corey compartilhou suas ideias sobre o visual geral, a locação e o equipamento. Ele sugeriu gravar com a URSA Mini Pro 12K e nos mostrou algumas referências. Na mesma hora, concordamos que esta seria a nossa câmera. A Blackmagic 12K nos ofereceu tudo que precisávamos: imagem de alta qualidade, aparência profissional e facilidade de uso, permitindo que a nossa equipe captasse livremente qualquer cena, sem ter que fazer pausas.”

O Hour, que é um diretor de fotografia de ficção e comercial talentoso e baseado em Los Angeles, optou por usar tanto a 12K quanto a Pocket Cinema Camera 6K, a última como câmera B. “O estilo que eles queriam que explorássemos era o de uma conversa aberta e orgânica entre o criador e o público”, disse Hour. “Eles nos pediram para que não iluminássemos ou usássemos nenhuma fonte além do disponível na locação. Felizmente, a imagem incrível das câmeras usando a luz ambiente funcionou ao nosso favor para as filmagens e para o projeto.”

Mesmo filmando com uma câmera de resolução 12K, o sensor novo possibilitou que a equipe filmasse em 4K sem recorte, e ainda utilizasse o sensor completo da câmera. “Filmamos todo o projeto em DCI 4K usando o Blackmagic RAW. Foi reconfortante saber que eu tinha toda essa flexibilidade, para gravar múltiplas taxas de quadro e, alterar a resolução para 12K, se necessário, tudo com a ciência de cores de quinta geração. Sem dúvida, esta a melhor câmera da Blackmagic Design. Como DF, ela me deu muita confiança.”

O Hour focou no estilo documentário, usando uma combinação da câmera 12K e da Pocket 6K em deslizadores e rigs montados no corpo, e também câmera na mão. “Filmar um projeto de alto conceito com uma equipe reduzida nos apresentou muitos desafios. Levamos quase três horas para iluminar, montar e preparar a locação antes de podermos começar a gravar a primeira tomada. Ter câmeras nas quais eu confiava, junto com a flexibilidade do Blackmagic RAW, ajudaram a aliviar um pouco do estresse.”

Filmar durante a pandemia da Covid-19 adicionou uma complexidade própria. Friedman, que mora em Israel, evitou viajar montando um sistema para dirigir remotamente. “Isso foi um verdadeiro desafio”, disse Friedman. “Mesmo podendo transmitir as câmeras ao vivo, nada substitui estar fisicamente presente na locação. Tivemos que confiar no Corey para entregar o visual e a pegada que buscávamos.”

No final das contas, filmar um documentário que destaca outros artistas pode ser complicado, mas Friedman estava confiante de que as câmeras Blackmagic estavam à altura da tarefa. “Fazer publicidade para outros criadores significa que devemos manter um padrão de produção muito alto, já que o público-alvo está por dentro de todas as novidades do mercado. Assim como fazemos internamente, muitos dos criadores da Artgrid já usam câmeras Blackmagic Design, então ficamos confiantes com as imagens. O fato de sermos criadores definitivamente é uma vantagem, pois entendemos as necessidades e as dificuldades deles. O principal objetivo e proposta de valor da Artlist é oferecer aos criadores liberdade para criar. É isso que nos orienta em todas as produções em que trabalhamos. No final, o produto que alcançamos é tão bom quanto esperávamos.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados