Home Reportagens Asahi Broadcasting Nagano utiliza fluxo de trabalho Blackmagic Cloud

Asahi Broadcasting Nagano utiliza fluxo de trabalho Blackmagic Cloud

Linhas de tempo DaVinci Resolve Studio são compartilhadas com equipes remotas e otimizam pós-produção

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design revelou que a Asahi Broadcasting Nagano simplificou a pós-produção de seu programa informativo “Shingo Fujimori’s Nagano Tourism Association” utilizando a Blackmagic Cloud e o DaVinci Resolve Studio.

A Asahi Broadcasting Nagano é uma emissora de TV da Prefeitura de Nagano. O “Shingo Fujimori’s Nagano Tourism Association” é um popular programa que mostra o comediante e apresentador de Nagano Shingo Fujimori viajando pelo município e mostrando as diversas atrações da região com base em informações coletadas nas redes sociais.

“As filmagens do programa são baseadas em informações coletadas do X (antigo Twitter). Normalmente, filmamos uma vez por mês, durante dois dias e uma noite, cobrindo dois municípios e produzindo quatro episódios de 30 minutos. Se reunirmos muitas filmagens, às vezes temos material suficiente para seis episódios. Além de dois operadores de câmera, usamos câmeras montadas em veículos e até câmeras de ação operadas por mim e outros membros da equipe, então geralmente filmamos com seis a sete câmeras”, explicou Yotaro Murai, diretor-chefe do programa.

“Não temos roteiro; usamos apenas postagens nas redes sociais, então, às vezes, os lugares que planejamos visitar estão fechados e não podemos filmar lá. Mostramos esse momento e também cenas em que Fujimori e Murata conversam sobre a direção do programa”, acrescentou o diretor freelancer Taro Nagata.

O material de cada filmagem chega a 1 TB, que é convertido em arquivos proxy e enviado para a Blackmagic Cloud. Após enviado, o material é compartilhado com a equipe e diretores freelancers para edição.

“Eu mesmo faço algumas edições, mas com apenas dois diretores na equipe, é difícil editar quatro semanas de episódios, então temos recorrido cada vez mais a diretores freelancers”, disse Murai. “Depois de terceirizar a edição, a linha de tempo é compartilhada pelo diretor cerca de uma semana depois para pré-visualização. Eu uso a função de chat da Blackmagic Cloud para dar feedback e instruções de revisão, e o diretor faz os ajustes necessários. Nós fazemos esse processo umas três vezes.”

Antes de adotar a Blackmagic Cloud, um software de edição diferente era usado com materiais compartilhados via Dropbox. No entanto, tanto o upload quanto o download de arquivos proxy demoravam quase um dia inteiro. O compartilhamento do projeto era feito por meio de dados XML, e a equipe precisava ajustar o XML sempre que realizava uma exibição.

Sempre que ajustávamos o XML compartilhado para uma exibição, muitas vezes havia discrepâncias. Às vezes, os links de mídia estavam quebrados, e a mídia ficava offline. Solucionar esses problemas podia levar quase meio dia, e era um desafio constante”, explicou Murai.

“Quando testamos a Blackmagic Cloud, foi tão revolucionário que nos fez pensar por que não a tínhamos usado antes. Agora podemos compartilhar a mesma linha de tempo em tempo real e usar o recurso de chat diretamente no DaVinci Resolve. Além disso, podemos compartilhar informações de marcadores, marcando os pontos nos quais precisamos de revisões. É muito fácil de usar”, continuou.

“A troca de gráficos de texto e dados de áudio após a adaptação do áudio ficou muito mais fácil. Antes, tínhamos que baixar os arquivos da nuvem, mas agora, assim que Murai adiciona os dados ao projeto, eles são automaticamente enviados para a Blackmagic Cloud e refletidos no meu projeto. Quando abro o projeto, posso editar os gráficos e o áudio imediatamente sem nenhum problema”, acrescentou Nagata.

“Embora seja um programa de 30 minutos, usamos cerca de 200 a 300 gráficos de texto. Antes, eu tinha que mandar um e-mail para Nagata após enviá-los para a nuvem para avisar que estavam prontos. Agora, basta ele abrir o projeto para entender em que etapa estamos. Essa é outra vantagem que só a Blackmagic Cloud tem”, disse Murai.

“Antes, às vezes tínhamos que pedir para Nagata vir ao nosso escritório para exibições ou verificações finais. Graças à Blackmagic Cloud, não precisamos mais fazer isso. No futuro, esperamos trabalhar com editores e criadores talentosos de qualquer lugar e trazer novas perspectivas para a produção do nosso programa”, concluiu Murai.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados