Em pouco mais de duas semanas, os assinantes da GoPro contribuíram com mais de 125 mil horas de vídeos para o programa de licenciamento voltado a treinamento de inteligência artificial da companhia. A iniciativa, em formato opt-in, começou no início de agosto com convite restrito a alguns milhares de usuários nos Estados Unidos e será gradualmente expandida para todos os assinantes do país, com possibilidade de chegar também a outros mercados internacionais.
Na última teleconferência de resultados, a GoPro informou ter 2,45 milhões de assinantes e mais de 13 milhões de horas de conteúdo armazenadas em sua nuvem.
O programa de Licenciamento para Treinamento de IA permite que assinantes monetizem seus vídeos ao disponibilizá-los para treinar modelos de inteligência artificial desenvolvidos por terceiros. A GoPro repassará 50% da receita de licenciamento obtida com o conteúdo de cada usuário participante.
“Estamos animados com a taxa inicial de adesão ao nosso programa de treinamento de IA”, afirmou Nicholas Woodman, fundador e CEO da GoPro. “O engajamento registrado reforça nossa crença de que esse programa tem potencial de se tornar relevante com o tempo — tanto para os assinantes quanto para a própria GoPro.”
A empresa já mantém conversas com diversos licenciados de dados voltados à inteligência artificial, em meio à crescente demanda por vídeos autênticos e do mundo real para alimentar esse tipo de tecnologia.
Fundada na Califórnia, a GoPro é conhecida por suas câmeras de ação e plataformas de compartilhamento de conteúdo. A companhia já foi reconhecida como um dos melhores lugares para se trabalhar por veículos como Outside Magazine e U.S. News & World Report.
Site relacionado: https://gopro.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube