Home Reportagens Associação Profissional de Paddlesurf utiliza Blackmagic Design

Associação Profissional de Paddlesurf utiliza Blackmagic Design

Por Redação

O APP World Tour lança uma ampla gama de programação, incluindo transmissões ao vivo e peças de pós-produção de todos os eventos de Paddlesurf do ano

A Associação Profissional de Paddlesurf (APP) organizou seu já tradicional World Tour com um fluxo de trabalho completo da Blackmagic Design, incluindo a câmera de cinema digital Ursa Mini 4K, a câmera de estúdio Micro Studio 4K e o mixer ATEM Production Studio 4K para a produção ao vivo e streaming deste que é considerado um dos grandes eventos mundiais de surf.

Criado pela Waterman League, o APP World Tour é o campeonato mundial profissional oficial para este esporte de rápido crescimento, o paddlesurf, também conhecido como stand up paddle (SUP), incluindo a divisão de surf e a divisão de corrida. O APP World Tour lança uma extensa programação, incluindo transmissões ao vivo e pós-produção de todos os seus eventos ao redor do mundo, com distribuição para mais de cem países através de grandes redes globais como a CBS Sports e a Fox Sports Australia. Os eventos 2018 serão realizados em Londres, Nova York, São Francisco, Paris, Islas Canárias, com retransmissões ao vivo, conteúdos de destaque e especiais para atletas.

“Realizamos eventos e produções ao vivo em todos os lugares, desde as belas praias do Havaí até a cidade de Tóquio, da Alemanha à Patagônia, na área das geleiras do Chile para Fiji e além. Temos um ambiente muito dinâmico e precisamos de produtos que possam começar a funcionar para que possamos criar uma configuração de produção mais rápida e com facilidade”, Tristan Boxford, CEO da Waterman League, produtora responsável pela produção do APP World Tour.

Em cada evento de transmissão ao vivo, o Micro Studio Camera 4K seleciona os apresentadores no set, duas câmeras Ursa Mini 4K são configuradas para capturar os principais ângulos de ação e outra URSA Mini 4K atua como uma câmera ENG em movimento. Todos os sinais SDI são encaminhados através dos Micro Conversores SDI-HDMI Blackmagic, e o loop através do sinal SDI é alimentado no ATEM Production Studio 4K, enquanto o sinal de saída HDMI é alimentado a partir de um sistema de replay, enviando uma repetição de retroalimentação para o ATEM. A câmera Micro Studio 4K oferece entrada e saída SDI, dando ao computador o controle sobre a câmera do ATEM Production Studio 4K. A equipe também possui uma estação gráfica que executa gráficos ao vivo em uma entrada HDMI, enquanto todo o áudio é masterizado através de uma placa MIDI que é executada em conjunto com o ATEM e seu software.

A Waterman League também dirige duas séries de televisão em tempo integral que acompanham tanto as competições de surf como as corridas, bem como projetos especiais e conteúdo de estilo de vida que a empresa cria para apoiar os passeios, incluindo conteúdo sobre os atletas, cidades e outros elementos do esporte. Desde 2012, todos os eventos ao vivo estão sendo transmitidos via web. Depois de usar os Blackmagic Mini Converters por muitos anos, eles começaram a usar os mixers ATEM para apoiar suas transmissões ao vivo.

“Os ATEM são muito intuitivos e fáceis de usar, e nos deram a alta qualidade que precisávamos. A partir daí, vimos o valor das câmeras e o nível de qualidade da produção, e começamos a nos orientar em direção a ela. Agora todas as nossas câmeras são Blackmagic Design. Usamos os comutadores ATEM para produção ao vivo, as câmeras de estúdio para as instalações de estúdio ao vivo e a URSA Mini 4K para a ação de alta velocidade de todos os esportes aquáticos “, afirma Boxford.

O diretor de mídia da Waterman League, Christian Henning, dirige cada webcast e executa o controle do software ATEM Production Studio 4K em seu computador, além do principal computador de comutação que possui macros incorporadas para executar o ATEM. Cada membro da equipe técnica tem um computador em rede com uma cópia do software ATEM em funcionamento, tanto como backup de segurança para o computador principal como para que, a qualquer momento, seja possível ligar para qualquer pessoa e verificar o áudio, carregar um gráfico ou pedir ajuda em caso de emergência com a comutação.

A equipe leva um programa para a praia via SDI e os alto-falantes no set, enquanto um sistema de replay cria uma linha do tempo para sua transmissão diária. O sinal SDI também é dividido, para um editor que corta os pacotes ao vivo durante o dia e monta o vídeo para iniciá-lo o mais rápido possível.

Paddlesurf World Tour

De acordo com Christian, desde o início das transmissões ao vivo, os mixers de produção ATEM estão sendo utilizados. “A interface do software facilitou a conexão de vários operadores, desde o controle de áudio até o diretor técnico e o operador gráfico. Conseguimos aumentar nossas produções usando os produtos da Blackmagic Design a partir de uma configuração de duas câmeras que cobrem um evento de surfe SUP de um dia de duração até uma transmissão ao vivo, criando um programa de televisão para cada um dos nossos eventos em todo o mundo, ao mesmo tempo, fornecemos à nossa base de fãs global a experiência da competição ao vivo.”

A cobertura de um evento como este significa filmar e operar nas piores condições, com o salgado ar marinho, o vento, a chuva e as ondas batendo no equipamento, não importando o quão pesadamente os equipamentos estão protegidos. “Tivemos que transmitir ao vivo em ilhas desertas, em praias durante a pior tempestade da Europa em 50 anos, bem como em desertos onde as altas temperaturas derreteram as baterias. Em meio a tudo isso, nossa equipe da Design Blackmagic continua e depois de fazer este trabalho nos últimos dez anos, posso dizer sem dúvida que, na minha experiência, a única empresa que fabrica equipamentos que resistem e suportam as duras condições de vida na estrada é a Blackmagic Design”, reconhece Henning.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados