As soluções da fabricante Ateme foram escolhidas para a realização da pesquisa na estação de testes da NAB e da CTA, em Cleveland (EUA)
A NAB (Associação Nacional de Emissoras de Comunicações) e a CTA (Associação de Tecnologia e Consumo) se uniram para ajudar emissoras e fabricantes a se prepararem para fornecer os serviços “Next Gen TV” baseados no padrão de TV digital ATSC 3.0 e escolheram a Ateme, especialista em soluções de entrega de vídeo para broadcast, cabo, DTH, IPTV e OTT, para a realização de uma pesquisa em campo, além de testes de recursos de televisão de próxima geração, em Cleveland (EUA).
Utilizando a solução TITAN baseada em software da Ateme, a NAB e a CTA estão testando a codificação HEVC multicanal para o ATSC 3.0, incluindo recursos avançados como UHD, HDR, DRM, aviso de emergência da próxima geração, SHVC e inserção digital de anúncios. Além da alta qualidade de vídeo, permitindo que as Associações ofereçam a melhor experiência de visualização, as soluções da Ateme oferecem os seguintes benefícios:
Suporte para todo o ecossistema do ATSC 3.0
Caminho de migração de “olhos fechados” para o ATSC 3.0, HEVC ou SHVC (Scalable HEVC)
Arquitetura flexível: O TITAN é independente do servidor e pode ser executado em qualquer infraestrutura de nuvem privada/pública e na/local, com os mesmos benefícios e proposição de valor. A mobilidade da licença é inerente.
“A Ateme está muito comprometida com a indústria de transmissão do ATSC e nós apoiamos vários testes em campo do ATSC 3.0”, afirma Chad Hassler, VP América do Norte da Ateme. “Nossas soluções permitem que os broadcasters obtenham ganhos imediatos do ATSC 1.0 e utilizem tecnologias que não precisam ser recompradas para o futuro do ATSC 3.0. Reunimos uma equipe dedicada de vendas e serviços para levar nossa tecnologia avançada ao mercado de broadcast dos EUA.”
O Dr. Mickael Raulet, Diretor de Pesquisa e Inovação, acrescentou: “A Ateme tem orgulho de apoiar a NAB/CTA. Colaboramos para implementar nossa tecnologia avançada na estação de testes da Next-Gen TV e para demonstrar a entrega de novos serviços de transmissão e as capacidades reais do novo padrão ATSC 3.0”.
“Assim como colaboramos para implementar uma estação de teste à medida que lideramos a transição do país para digital e HDTV, essa parceria nos ajudará a testar e experimentar esse novo padrão flexível em vários aplicativos e com receptores fixos e móveis em um mundo real”, disse Gary Shapiro, Presidente e CEO da CTA. “Estamos entusiasmados por continuar nossa parceria com a NAB para dar o próximo passo crítico para levar os muitos benefícios da Next Gen TV aos espectadores”.
O Presidente e CEO da NAB, Gordon Smith, observou o papel vital da estação de testes no desenvolvimento e implementação adicionais da Next Gen TV. “Este é o lugar onde as emissoras, os fabricantes de equipamentos profissionais, as empresas de eletrônicos de consumo e outras partes interessadas podem trabalhar juntas e experimentar o novo padrão inovador”, ressalta o senador Smith. “Nossa equipe de tecnologia está trabalhando em tudo, desde a transmissão básica até o exercício dos recursos interativos do primeiro padrão de transmissão baseado em IP do mundo. É um grande esforço e estamos muito satisfeitos por nos associarmos ao CTA para permitir este trabalho.”
Já no local e em operação na estação Next Gen TV, estão os equipamentos de transmissão e eletrônicos de consumo, de mais de uma dúzia de empresas diferentes. A estação de teste representa um laboratório vivo colaborativo para exercer plenamente e compreender as capacidades do mundo real do novo padrão ATSC 3.0.
A estação de Cleveland não é estranha ao teste do ATSC 3.0. Um ano atrás, em um momento decisivo para o futuro da televisão, a estação inaugurou a era da transmissão da Next Gen TV com a primeira transmissão ao vivo do ATSC 3.0 de um grande evento esportivo profissional, o World Series da Major League Baseball. A estação transmitiu em rede de transmissão simultânea e a programação local a partir da WJW-TV, afiliada local da Fox.
Mesmo antes de a NAB e a CTA assumirem o gerenciamento da estação de testes de Cleveland, os primeiros testes em campo do padrão ATSC 3.0 Physical Layer foram conduzidos desde 2015 por membros da ATSC, incluindo GatesAir, LG Electronics e Zenith. Esses testes geraram literalmente dezenas de milhares de pontos de dados mostrando como a Next Gen TV com o ATSC 3.0 pode fornecer conteúdo 4K Ultra HD, recepção móvel robusta, recepção interna profunda por receptores fixos e eficiência de espectro inigualável.