Um pipeline composto por ferramentas da AJA, como ColorBox, Io 4K Plus, Kona 5, Helo Plus e Corvid 44 12G, permite à Astora Digital realizar operações de DIT em um grande número de projetos que incluem uma demanda disruptiva por produção virtual.
Fundada em 2020 com sede em Pequim, a Astora Digital projetou seu pipeline para suportar a produção simultânea em SDR (padrão na China) com opções HDR. A empresa precisava de um sistema que oferecesse suporte para LUTs de alta precisão em ambos os formatos. Após estudar o mercado, como afirma o diretor de cor da Astora Digital, Lucas Lin, a empresa optou pelo conversor HDR/SDR compacto AJA ColorBox: “Antes, precisávamos preparar várias caixas LUT para processar sinais SDR e HDR simultaneamente. Com o ColorBox, só precisamos de uma unidade para monitorar SDR e HDR em tempo real em uma única linha. Simplifica nossos fluxos de trabalho e torna o processo mais simples e gerenciável”.
Embora a Astora Digital adapte cada fluxo de trabalho ao projeto, quase sempre começam com um sinal de câmera Log C que passa por um roteador 12G-SDI até a graduação de cores. O pipeline AJA ColorBox Colorfront suporta a conversão HDR para SDR, permitindo ao diretor e ao diretor de fotografia (DP) monitorar HDR e SDR simultaneamente. Todos os seus equipamentos de captura e roteadores estão equipados com conectividade 12G-SDI, incluindo os monitores principais de nível de controle, embora as transmissões de vídeo no local ainda sejam processadas a 1080p, 24 quadros por segundo, devido a limitações de hardware.
A Astora Digital também fornece amostras de processamento em 4K ou até 8K HDR com base nas fontes originais fornecidas. Essas amostras são usadas para que os diretores as revisem e os diretores de fotografia avaliem os resultados. Além disso, a equipe usa o ColorBox para fazer ajustes de cor em tempo real com base na saída da câmera para alcançar os efeitos de cor desejados. Isso estabelece uma base sólida para a pós-produção e contribui para manter a consistência de cores, garantindo que o material capturado se ajuste aos efeitos visuais planejados.
“O pipeline do AJA ColorBox nos permite manter a consistência de cores em todas as etapas da produção, fornecendo um valioso suporte aos diretores de fotografia para monitorar o controle de cores LED no trabalho de produção virtual. O ColorBox também suporta a precisão LUT e pode empilhar LUTs 1D, o que é crucial para tornar o ColorBox único”, comenta Lin.
Além de usar seu sistema de assistência de vídeo para produção e pós-produção de cinema e televisão, a Astora Digital também o utiliza para transmissão e gravação ao vivo, em combinação com o AJA Io 4K Plus e o Kona 5 com OBS para transmissão ao vivo de vídeo HDR em plataformas como o YouTube. O aproveitamento da tecnologia da AJA, e do ColorBox em particular, permitiu à Astora Digital elevar a qualidade dos serviços que oferece no mundo em constante mudança da produção de cinema e televisão.
Edge Dong, diretor de fluxo de trabalho da Astora Digital, destaca a importância do ColorBox em suas operações: “O ColorBox realmente se destaca como o único dispositivo de gerenciamento de cores no set disponível para integrar múltiplos recursos poderosos com uma experiência de usuário plug-and-play. Ele incorpora a confiabilidade pela qual a marca AJA é conhecida, ao mesmo tempo em que inclui pipelines sólidos de processamento de cores integrados, como o AJA Color Pipeline e o aclamado pipeline Colorfront, junto com muitos outros recursos poderosos. Estamos encantados com os benefícios que ele trouxe para nossas operações diárias”.
Site relacionado: https://www.aja.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube