Lançado recentemente pela Minute Media, o Sports Illustrated FC marca a primeira iniciativa da Sports Illustrated em produções realizadas em estúdio. O programa semanal em formato de painel conecta uma comunidade vibrante de fãs de futebol em todo o mundo por meio das redes sociais e da FAST TV (Free Ad-supported Streaming Television), dentro do novo canal Sports Illustrated Television (SITV).
A plataforma de mídia futebolística 90min, da Minute Media, ajudou a orientar a concepção do estúdio. A marca surgiu em 2011 com opiniões de torcedores e storytelling por meio de um site e aplicativo, expandindo para o vídeo no final de 2014. Inicialmente, a empresa operava duas frentes de produção de vídeo, em Tel Aviv e Londres, estabelecidas em 2015.
“Dependíamos muito da criatividade, da ideação e de soluções improvisadas para superar a falta de equipamentos mais avançados, já que o orçamento sempre foi limitado. Ainda assim, tivemos muitas histórias de sucesso e vídeos virais que alcançaram milhões de espectadores”, afirmou Jony Geron, produtor-executivo e chefe de produção de vídeo do Sports Illustrated FC.
Essas experiências iniciais lançaram as bases para uma abordagem mais estruturada dos debates em painel de longa duração, hoje centrais na estratégia de conteúdo em vídeo premium do Sports Illustrated FC.


Sem um orçamento dedicado para estúdio, a operação precisava ser ágil e orientada à geração de receitas para fazer sentido do ponto de vista comercial. A solução foi projetar um estúdio capaz de acomodar múltiplos programas ao vivo diários, podcasts e entrevistas, ao mesmo tempo em que permanecesse simples o suficiente para operar com uma equipe reduzida.
A configuração final conta com quatro câmeras Blackmagic Studio Camera 6K Pro, equipadas com os controladores Blackmagic Focus Demand e Blackmagic Zoom Demand, operando em conjunto com um switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio 4K8, com o conteúdo gravado em decks broadcast HyperDeck Studio HD Plus. “Fiquei impressionado com o quanto as câmeras são bem projetadas para uso em estúdio, além do fato de podermos utilizar nossas lentes EF existentes”, comentou Geron. “Tudo isso pesou na escolha.”
O áudio via XLR é processado pelo ATEM Microphone Converter, que permite enviar múltiplos sinais de microfone limpos ao ATEM Television Studio 4K8, possibilitando a mixagem e a inserção direta no programa ao vivo.
Enquanto os estúdios anteriores eram descritos como “uma grande improvisação”, a nova configuração oferece consistência, confiabilidade e controle em nível de estúdio. “Todas as quatro câmeras são conectadas ao ATEM por meio de apenas um cabo Ethernet, o que garante controle total ao operador do programa. Todas as luzes ficam instaladas no teto e são controladas remotamente; a qualidade de imagem é impressionante; e o fato de não precisarmos nos preocupar com a alimentação das câmeras nem com a iluminação representa uma mudança enorme para nós”, compartilhou Geron.
“Só agora estamos começando a enxergar tudo o que essa solução realmente é capaz de fazer”, acrescentou Geron. “A maior conquista é o quanto ela economizou tempo e reduziu riscos. Uma única pessoa consegue entrar no estúdio e gravar um programa de uma hora com quatro câmeras, com controle de qualidade impecável, e deixá-lo pronto para ir ao ar em questão de horas.”
Hoje, o estúdio é um ativo fundamental para o Sports Illustrated FC, permitindo que a marca atue em um segmento premium no cenário de produção em estúdio. “Nosso conteúdo está mais robusto, as conversas fluem melhor e o engajamento do público é muito maior”, concluiu Geron.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube