Home Reportagens Ateme aposta no 5G para criar novas experiências de streaming em eventos

Ateme aposta no 5G para criar novas experiências de streaming em eventos

Nova solução de streaming 5G com qualidade UHD criada pela Ateme é capaz de moldar experiências de vídeo exclusivas

Por Ricardo Batalha

A nova solução de streaming 5G com qualidade UHD criada pela Ateme é capaz de moldar experiências de vídeo exclusivas para usuários de dispositivos móveis que participam de um evento. Graças a esta nova solução, os fãs de esportes ou entusiastas de concursos de música de TV poderão desfrutar de experiências de vídeo únicas em seus dispositivos móveis enquanto estiverem em trânsito ou assistindo a um jogo no estádio, embora o serviço também seja oferecido nas casas dos usuários.

A Ateme exemplifica essa evolução com o mundo do automobilismo: o público que frequenta um estádio poderá acessar as imagens da partida de vários ângulos (o que é especialmente útil no caso de corridas de carros, onde o que acontece em outra parte da pista pode não seja visível para determinados espectadores) e assista novamente à maior ação em canais quase ao vivo. A solução 5G já foi usada no concurso de música europeu Eurovision e em um grande torneio de tênis, bem como pelo consórcio 5G Vista, apoiado pelo governo, para um projeto de estádio no Reino Unido.

A solução de streaming 5G da Ateme “garante uma experiência superior” tanto em qualidade de imagem quanto em baixa latência, independente do número de usuários. Isso é possível pela tecnologia de transmissão 5G integrada do provedor de tecnologia de infraestrutura Rohde & Schwarz, compactação eficiente usando codecs poderosos, como VVC, protocolo de streaming Common Media Application Format (CMAF) para baixa latência e atraso de transporte reduzido graças ao 5G Multi-access Edge Arquitetura de computação (MEC).

A Ateme é um membro ativo do 3rd Generation Partnership Project (3GPP), o consórcio de organizações de padrões responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção dos padrões 5G, bem como do 5G-Media Action Group (5G-MAG), o grupo da indústria responsável por definir e habilitar o ecossistema de transmissão 5G.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados