Home Reportagens Ateme potencializa o streaming de baixa latência da final da Champions League para a Tivify

Ateme potencializa o streaming de baixa latência da final da Champions League para a Tivify

A grande final da Liga dos Campeões da UEFA, entre Liverpool e Real Madrid, será neste sábado (28) às 16h (BRA) no Stade de France, em Paris

Por Ricardo Batalha

A Ateme anunciou que a Tivify, plataforma de televisão OTT de propriedade da TVUP Media Telecom SL da Espanha, transmitirá ao vivo a final da Champions League usando as mais recentes soluções de transcodificação TITAN, da Ateme. Com base no Common Media Application Format (CMAF), que reduz significativamente a latência, o TITAN já foi usado em uma das únicas implementações de streaming de baixa latência da vida real para uma experiência de visualização aprimorada.

A TVUP implementou pela primeira vez soluções de transcodificação TITAN para seus serviços de streaming, incluindo a plataforma Tivify OTT, em 2020. A Tivify oferece acesso gratuito a mais de 130 canais de streaming, incluindo alguns dos canais mais populares da Espanha.

A final da Liga dos Campeões da UEFA, entre Liverpool e Real Madrid, ocorre no sábado (28) no Stade de France, localizado no norte de Paris e que tem capacidade para mais de 80 mil torcedores, sendo um dos maiores estádios da Europa. O evento grandioso de futebol, que terá transmissão no Brasil pelo SBT (TV aberta, YouTube e site da emissora), HBO Max (streaming), TNT (TV fechada) e em salas do Cinemark (cinema), marca a primeira vez que a Tivify usará os recursos comprovados do CMAF no TITAN para transmitir ao vivo uma partida de futebol em níveis de transmissão correspondentes à latência.

Problemas de latência em transmissões ao vivo podem ser extremamente frustrantes para os espectadores, principalmente para cobertura de esportes, onde as transmissões geralmente ficam cerca de 30 segundos atrás da transmissão ao vivo. As soluções de entrega de vídeo da Ateme permitem baixa latência, trazendo uma experiência de transmissão ao vivo amplamente aprimorada para os espectadores, eliminando o “efeito spoiler” causado pelas reações dos vizinhos que ocorrem segundos antes da ação que os acionou ser transmitida para as telas.

“Tínhamos dois imperativos desafiadores para a final da Liga dos Campeões: o primeiro era reduzir a latência aos níveis de transmissão; a segunda era manter imagens de alta qualidade. Com o alto perfil do evento, não podíamos correr riscos. É por isso que nos voltamos mais uma vez para Ateme. Muitas empresas afirmavam alcançar baixa latência, mas a Ateme foi a única a ter feito isso em escala em uma implantação no mundo real”, declarou Francisco Sáez, diretor executivo de tecnologia e fundador da TVUP.

“Há vários anos, reduzir a latência tem sido o santo graal na entrega de eventos esportivos. É emocionante ver que essa missão finalmente foi bem-sucedida, e estamos orgulhosos de fazer parte disso com a TVUP, ajudando-os a entregar uma das maiores partidas de futebol do planeta para seus assinantes. Finalmente, o streaming de baixa latência não é apenas uma prova de conceito, mas uma realidade para os espectadores”, concluiu Cédric Pesier, gerente de vendas do Sul da Europa da Ateme.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados