Home Reportagens Ateme Titan facilitou primeira transmissão em 4K da TV Cultura

Ateme Titan facilitou primeira transmissão em 4K da TV Cultura

Por Ricardo Batalha

TV Cultura implementou com sucesso o Ateme Titan para obter, pela primeira vez, os benefícios da transmissão 4K

A Ateme anunciou que a TV Cultura implementou com sucesso o Ateme Titan para obter, pela primeira vez, os benefícios da transmissão 4K. A tecnologia foi usada na exibição da final do reality show de música clássica “Prelúdio”, que foi ao ar no último dia 24 de novembro. Apresentado por Roberta Martinelli e pelo maestro Júlio Medaglia, que também assinou a direção musical do programa, “Prelúdio” é um reality show com jovens talentos da música clássica brasileira. Nesta temporada, a atração contou com novo cenário e interatividade com público. O vencedor foi o jovem carioca Felipe Naim, que ganhou uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste (HUN), uma das mais importantes escolas de música do mundo. O prêmio foi um oferecimento do Consulado da Hungria.

O programa foi transmitido ao vivo em 4K por meio da solução Titan UHD da Ateme. A transmissão se deu via satélite para um canal 4K dedicado da operadora Claro e também para o canal da TV Cultura no YouTube, com qualidade de vídeo premium com taxas de bits baixas. “Tivemos o prazer de apoiar a Cultura neste importante evento ao vivo, fornecendo a solução e a experiência Titan UHD. Essa transmissão demonstra nosso compromisso com excelência tecnológica, qualidade de soluções e capacidade de implantar rapidamente serviços de TV eficientes no mundo todo”, comentou Gilmar Luna, diretor de engenharia da Latam e representante da Ateme no Brasil.

Graças à experiência da Ateme em soluções de compressão de vídeo por software, a TV Cultura transmitiu com sucesso o evento com os seguintes benefícios:

– Qualidade de vídeo premium: o TITAN maximiza a eficiência do fluxo de trabalho e garante uma qualidade de vídeo excepcional com taxas de bits baixas;
– Flexibilidade total: como o TITAN suporta nativamente todos os CODECs e resoluções, ele pode ser facilmente usado para uma ampla variedade de casos de uso com tecnologias de vídeo de ponta, como HEVC / AV1, 4K e todas as variedades de HDR;
– À prova do futuro: o TITAN pode ser facilmente atualizado para oferecer suporte a HEVC e 4K-UHD, fornecendo aos clientes que implantam serviços H.264 um caminho de atualização para HEVC e monetização de seus investimentos em hardware.

“Nosso público teve acesso a excelente qualidade de imagem, com quatro vezes mais pixels e uma gama de cores ampliada, o que tornou a imagem mais real”, analisou Nelson Faria, diretor de engenharia da TV Cultura.

Site relacionado: www.ateme.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados