Home Especiais Atomos anuncia nova série Ninja

Atomos anuncia nova série Ninja

Ambos os modelos Ninja e Ninja Ultra estarão disponíveis para entrega a partir de setembro e poderão ser conferidos no estande da Atomos (11.D25) na IBC

Por Ricardo Batalha

A Atomos revelou a mais recente geração de sua linha de monitores gravadores montados em câmera: Ninja e Ninja Ultra. O Ninja original surpreendeu o mundo quando foi lançado em 2010, unindo um gravador de disco HD a um monitor touchscreen portátil. Ele capturou vídeos impecáveis e não comprimidos diretamente das primeiras DSLRs, armazenando-os em um SSD removível. O último modelo base do Ninja lida com fontes de vídeo com resolução até nove vezes superior, possui uma tela HDR de 5 polegadas, grava em ProRes RAW e é compatível com quase todas as câmeras do mercado.

Não é surpreendente que “Atomos” agora faça parte do vocabulário de quase todos os cineastas. Um elemento-chave em ambos os novos modelos Ninja é o sistema operacional completamente reformulado, AtomOS 11. Mais limpo, mais atualizado e mais rápido, graças ao desempenho otimizado do hardware para o AtomOS 11, ele também oferece uma série de novos recursos, incluindo a imagem colorida com exposição referenciada da EL Zone, ARRI False Color e novas ferramentas de reprodução e gravação programadas.

Ambos os modelos apresentam um corpo distintivo em policarbonato na cor ‘camuflagem’ e agora incluem mais codecs de série: ProRes RAW 6K, ProRes, DNxHD, além de H.265, anteriormente disponível como opção paga. Enquanto o Ninja é voltado principalmente para proprietários de câmeras DSLR e mirrorless, o Ninja Ultra foi projetado para aproveitar ao máximo a tecnologia de câmera para nuvem e se encaixa nos fluxos de trabalho cinematográficos com o Atomos Connect. Ele pode gravar arquivos de alta qualidade em ProRes RAW de até 4K 60p, enquanto simultaneamente grava em HD 60p em H.265, e oferece suporte para correspondência automática de nomes de arquivos, timecode e gravação de câmeras ARRI, Canon e RED. Mais câmeras terão suporte em breve.

O novo modo de câmera para nuvem 4K do Ninja Ultra permite gravar e fazer upload de vídeos H.265 de bitrate muito mais alto com taxas de quadros mais elevadas. Os arquivos H.265 têm metade do tamanho da mídia H.264. Eles são compactos o suficiente para fluxos de trabalho de câmera para nuvem, mas mais do que adequados para uso imediato em mídias sociais, cobertura esportiva ou coleta de notícias. Ao adicionar um módulo de expansão Atomos Connect a um Ninja ou Ninja Ultra, você pode acessar o RemoteView da Atomos – uma nova tecnologia que permite compartilhar visualizações ao vivo da tela da Atomos com outros monitores Atomos, além de iPads, Macs e Apple TVs sem fio. Isso permite monitorar o que está acontecendo no set e visualizar qualquer câmera conectada que esteja filmando, de qualquer lugar do mundo.

O RemoteView representa uma mudança significativa para a produção remota, oferecendo muitos recursos novos nunca antes vistos. Apenas para o Ninja Ultra, o módulo Atomos Connect oferece uma conexão Wi-Fi 6E com menor latência, maior taxa de transferência e conexão mais estável. Mais uma vez, a Atomos está liderando ao incorporar esse padrão Wi-Fi de ponta em seus produtos habilitados para nuvem. Ambos os Ninjas são compatíveis com seus predecessores, o Ninja V e o Ninja V+, permitindo o uso de todos os acessórios Atomos e de terceiros nos novos produtos.

“À medida que continuamos a inovar, também continuamos a ouvir nossos clientes. O Ninja continua sendo o monitor gravador ProRes preferido para criadores de conteúdo individuais e freelancers, mas agora com funcionalidades ainda mais amplas. Se a conectividade em nuvem não é sua prioridade no momento, não há problema – você pode adicionar essa opção posteriormente, conforme as necessidades do seu negócio”, afirmou Trevor Elbourne, CEO da Atomos.

“Por outro lado, o Ninja Ultra foi ajustado tanto para fluxos de trabalho cinematográficos quanto para a nuvem, embora recomendemos fortemente o emparelhamento com o módulo Atomos Connect para maximizar seu potencial em estúdios e instalações de transmissão. A adição da gravação simultânea em ProRes RAW 4Kp60 e H.265 foi o recurso mais solicitado desde que introduzimos produtos habilitados para nuvem no ano passado”, concluiu.

Ambos os modelos Ninja e Ninja Ultra estarão disponíveis para entrega a partir de setembro e poderão ser conferidos no estande da Atomos (11.D25) na IBC, que ocorrerá de 15 a 18 de setembro no centro de convenções RAI, em Amsterdã (HOL).

Site relacionado: https://www.atomos.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados