Home Especiais Atomos atualiza Shogun e revela modelo Ultra

Atomos atualiza Shogun e revela modelo Ultra

Empresa confirmou que Shogun e Ninja incluirão os codecs Apple ProRes RAW 6K (8K com o Shogun Ultra), Apple ProRes, DNxHD, bem como H.265

Por Ricardo Batalha

O mercado de broadcast continua abraçando a versatilidade da produção cinematográfica e seriada proporcionada pelas soluções da Atomos na IBC. Na edição de 2023 do evento, a empresa revelou os novos monitores Shogun: Shogun e Shogun Ultra.

Assim como os novos modelos Ninja, a Atomos decidiu atualizar o Shogun para incorporar o novo sistema operacional AtomOS 11, repleto de novos recursos como a exposição EL Zone, ARRI False Color e mais ferramentas de reprodução e gravação programadas. Além disso, a empresa confirmou que ambos os sistemas incluirão os codecs Apple ProRes RAW 6K (8K com o Shogun Ultra), Apple ProRes, DNxHD, bem como H.265 como uma opção que anteriormente exigia pagamento adicional.

As diferenças chave entre as novas linhas Shogun e Ninja incluem a tela de 7 polegadas mais brilhante com 2000 nits do Shogun, além de sua conectividade totalmente integrada. Como o Shogun possui entradas e saídas 12G-SDI e HDMI, pode ser usado para conversão cruzada. Além disso, o sistema oferece mais opções de energia, com uma ranhura para bateria NP e uma entrada de CC com conector de bloqueio de 2,1 mm integrado.

O novo modelo Ultra foi projetado para uso com câmeras cinematográficas, já que o sistema é capaz de fazer a correspondência automática de nomes de arquivos, código de tempo e disparador dos principais modelos de câmeras da ARRI, Canon, RED e Sony. Além disso, o sistema pode gravar arquivos em Apple ProRes RAW de até 4K 60p ao mesmo tempo em que grava em HD 60p em H.265, e possui uma conectividade em nuvem com menor latência e maior desempenho devido à integração do WiFi 6E.

Outras características dos Shogun são compartilhadas, como o novo modo de câmera para nuvem em 4K, que permite gravar e enviar vídeo H.265 com uma taxa de bits de qualidade superior, com alta taxa de quadros e parâmetros personalizados. Além disso, ambas as versões são compatíveis com o Atomos RemoteView, um sistema que permite compartilhar visualizações ao vivo de um monitor Atomos com outros monitores da empresa.

O AtomOS 11 também estará disponível gratuitamente para os atuais usuários do Shogun Connect (modelo que será substituído no futuro pelo Shogun Ultra) por meio de uma atualização de firmware.

Extensão do Adobe Premiere Pro chega ao Atomos Edit
A Atomos também revelou durante a IBC que o Atomos Edit, o editor de vídeo colaborativo baseado em navegador da Atomos, agora possui uma extensão que permite a edição não linear aparecer como um painel dentro do Premiere Pro.

Essa melhoria permitirá que a equipe de edição visualize o conteúdo carregado e acesse sequências previamente editadas no Atomos Edit. Nesse momento, essa edição prévia pode ser arrastada diretamente para um projeto no Premiere Pro, o que a Atomos considera que agilizará vários tipos de produções.

Site relacionado: https://www.atomos.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados