Home Reportagens Atomos: atualização do Shogun 7 traz switching de várias câmeras para a criação de conteúdo

Atomos: atualização do Shogun 7 traz switching de várias câmeras para a criação de conteúdo

Por Ricardo Batalha

Nova atualização para o Shogun 7 HDR reforça missão da Atomos de tornar a produção profissional de filmes multicâmeras disponível para criadores de conteúdo de vídeo

O tão esperado AtomOS 10.4 foi lançado e o download gratuito está disponível no site da Atomos. A atualização adiciona funcionalidade de switching controlada por toque, monitoramento quádruplo e gravação ISO ao Shogun 7. Isso permite alternar com precisão entre quatro fluxos de vídeo HD SDI ao vivo de até 1080p60. Tocar na janela de um fluxo de entrada no modo quad-view alterna para essa fonte como o feed do programa – que é emitido via HDMI, SDI ou ambos simultaneamente. Você pode gravar todos os quatro fluxos, com a saída do programa de switcher como um quinto fluxo. Tudo isso é feito de forma assíncrona, sem a necessidade de fontes com genlock.

Os fluxos são todos gravados na mesma unidade SSD de alto desempenho e, podem estar prontos para editar, momentos após o término da gravação. Cada um é gravado como um ISO separado no Apple ProRes ou no Avid DNx, fornecendo à pós-produção vantagens criativas e a conveniência de ter vários ângulos de câmera sincronizados quando eles desenvolvem a história no pacote de edição.

Todas as chaves de entrada são registradas em metadados com uma opção de tipo de transição. Depois de terminar de capturar seus fluxos, basta importar o arquivo XML Apple Final Cut resultante, juntamente com seus ISOs para o NLE, e a linha do tempo é preenchida automaticamente com todas as transições em vigor.

O áudio também é resolvido: todo ISO pode gravar o áudio digital incorporado de 2 canais de cada fonte, bem como os canais estéreo analógicos que entram no Shogun 7 (via cabo opcional XLR). O fluxo do programa sempre grava a alimentação analógica e pode alternar entre as entradas de áudio para que o som da câmera corresponda à alimentação do switcher. Na tela, você pode optar por visualizar os quatro fluxos de entrada de uma só vez em uma exibição em quad ou uma visualização em tela cheia de qualquer um dos quatro fluxos de entrada. Em tela cheia, você pode acessar ferramentas como formas de onda, ampliar ou ativar o foco de verificação de pico para cada ângulo e fazer ajustes para obter as fotos perfeitas em HDR ou SDR.

O preço acessível do Shogun 7 significa que, se você tem um orçamento independente ou o apoio de uma produção maior, agora tem acesso a um dispositivo multifuncional portátil e fácil de usar para monitorar, gravar e switching.

“Esta atualização mais recente leva o Shogun 7 – um produto que custa menos de US$ 1500 – a um nível totalmente novo, oferecendo uma ferramenta extremamente poderosa e nova para aos nossos clientes. A atualização de switch é fundamental para impulsionar o objetivo da Atomos de democratizar a criação de conteúdo em vídeo”, disse Jeromy Young, CEO da Atomos. “Com essa possibilidade ao vivo agora disponível para qualquer cineasta, em um dispositivo de tela sensível ao toque e simples de usar, estamos tirando o vídeo multicâmera da esfera puramente profissional e dando a cada criador de conteúdo acesso a essa forma mais atraente de contar histórias. Com esta atualização disponível para download, estamos muito animados para ver como pessoas com criatividade usarão isso para dar ainda mais profundidade às suas produções e também para ver o impacto final das empresas ao adicionarem essa nova dimensão ao seu conteúdo”, acrescentou.

O AtomOS 10.4 está disponível para download gratuito no site da Atomos em www.atomos.com/firmware/shogun-7

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados