Home Reportagens Atomos inicia nova fase focada na nuvem com o Cloud Studio e a linha Connect

Atomos inicia nova fase focada na nuvem com o Cloud Studio e a linha Connect

Atomos Cloud Studio e os novos produtos da linha Connect marcarão o presente e o futuro da empresa australiana

Por Ricardo Batalha

A solução Atomos Cloud Studio, juntamente com os novos produtos da linha Connect, incluindo Zato Connect, Atomos Connect para Ninja V e V+ e Shogun Connect, marcarão o presente e o futuro da empresa australiana. O Atomos Cloud Studio é uma coleção de novos serviços de produção de vídeo baseados em nuvem. Com suporte para Shogun Connect, Atomos Connect para Ninja V/V+ e Zato Connect, a Atomos pretende que qualquer pessoa com uma câmera ou dispositivo compatível possa usar essas ferramentas para compartilhar ativos de vídeo e colaborar remotamente em tempo real.

O primeiro grande serviço do Atomos Cloud Studio é o Atomos Stream, uma solução completa que permite que qualquer dispositivo habilitado para rede Atomos forneça transmissão ao vivo. Inicialmente, o serviço só poderá atender uma única plataforma, seja Facebook Live, Twitch ou YouTube. No entanto, até o final do ano, a Atomos planeja lançar um serviço premium para oferecer entrega de conteúdo para várias plataformas simultaneamente.

O Atomos Stream emprega criptografia padrão do setor para garantir a proteção de todas as transferências de dados e a segurança dos fluxos. O sistema integrado suporta uma ampla variedade de câmeras: soluções de cinema digital de ponta, câmeras sem espelho ou DLSR ou dispositivos iOS.

O futuro do Atomos Cloud Studio
A Atomos revelou vários serviços que chegarão ao Atomos Cloud Studio em um futuro próximo. Um deles é o Frame.io Camera to Cloud, uma solução que já foi usada por mais de mil produções para trazer instantaneamente imagens do set para as equipes de pós-produção. Assim que um Atomos Connect ou Shogun Connect for emparelhado com um projeto Frame.io (via Atomos Cloud Studio), os usuários poderão ter todas as suas gravações imediatamente disponíveis para visualização no Frame.io ou para download em aplicativos Frame.io. vídeo integrado, como Premiere Pro , Final Cut Pro eDa Vinci Resolve. Este serviço chegará ao Atomos Cloud Studio em breve.

Ainda este ano, a Atomos lançará o Live Production, uma sala de controle virtual baseada em nuvem para vídeo ao vivo e colaboração remota. O conjunto de ferramentas inclui um switcher de vídeo completo e mixer de som, com efeitos de vídeo, gráficos e talkback. Os usuários do Atomos Cloud Studio poderão produzir conteúdo em tempo real trabalhando com diferentes sistemas de câmeras sem se preocupar com a sincronização de timecode, da qual o Atomos Cloud Studio cuidará. Usando um protocolo de latência ultrabaixa, cada fluxo de produção ao vivo pode ser controlado em tempo real a partir de um navegador, aplicativo para iPad ouqualquer painel de controle compatível de qualquer lugar do mundo.

Zato Connect
O novo Zato Connect pretende atuar como um gateway compacto e fácil de usar para o Atomos Cloud Studio. O dispositivo suporta quase todas as fontes HDMI e USB UVC para transmissão ao vivo no Facebook Live, Twitch, YouTube e outras redes sociais, ou pode ser usado para criar um feed de webcam para Microsoft Teams, Slack, Zoom e outros softwares de conferência. Com suporte para Wi-Fi 5 e Gigabit Ethernet (via USB-C) para garantir a máxima compatibilidade de rede, o Zato Connect também converterá fontes HDMI em sinais de webcam e inclui a capacidade de misturar fontes.

Por outro lado, o Atomos Connect é apresentado como o “último acessório” para os grabbers Ninja V e Ninja V+. A solução, novamente uma ponte entre os sistemas de captura e o universo da nuvem Atomos, possui uma interface SDI 12G para conectar câmeras de cinema digital profissionais, código de tempo sem fio Atomos AirGlu para sincronizar todas as câmeras, várias opções de energia para se adaptar a uma variedade de cenários no set, além de Wi-Fi 6, rede Gigabit Ethernet e recursos Bluetooth LE.

Por fim, o novo Shogun Connect é baseado na inovadora linha Atomos Shogun. A solução combina monitoramento HDR e gravação RAW, bem como fluxos de trabalho avançados de rede e nuvem. O sistema Atomos apresenta uma ampla gama de interfaces, incluindo loop through 12G SDI IN e OUT para suportar SDI RAW; Tecnologia de código de tempo Atomos Sync para sincronização de câmera e várias opções de energia para se adequar às filmagens no estúdio ou no local, além de Wi-Fi 6, Gigabit Ethernet, Bluetooth LE e USB C. Ambos Shogun Connect e Zato Connect e Atomos Connect já estão disponíveis.

Suporte para NDI HX
A Atomos optou pelo padrão NDI HX para Atomos Connect e Shogun Connect . O suporte inicial será para codificação NDI|HX (para atuar como uma fonte NDI ou dispositivo de streaming).

Por meio de uma atualização de software que será lançada ainda este ano, o Atomos apresentará a decodificação NDI|HX (para receber o sinal da fonte NDI para visualização e gravação). Isso permitirá que os clientes compartilhem a imagem em vários dispositivos localmente e selecionem um dispositivo (ou dispositivos) específico para gravar o arquivo codificado em NDI.

Site relacionado: https://www.atomos.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados