Home Reportagens Atomos Ninja V permite gravação 5.9K Apple ProRes RAW para a Panasonic LUMIX S1H com atualização gratuita

Atomos Ninja V permite gravação 5.9K Apple ProRes RAW para a Panasonic LUMIX S1H com atualização gratuita

Por Ricardo Batalha

Atomos e Panasonic atualizaram o Ninja V HDR e a LUMIX S1H que, juntos, gravam arquivos RAW 5.9K Apple ProRes direto do sensor da câmera

Atomos e Panasonic tornaram realidade o sonho de vídeo RAW de ultra-alta resolução de uma câmera full-frame sem espelho. As empresas anunciaram atualizações no premiado Ninja V HDR e na Panasonic LUMIX S1H que, juntos, gravam arquivos RAW 5.9K Apple ProRes direto do sensor da câmera. O resultado são as imagens de vídeo de mais alta qualidade já vistas em uma câmera mirrorless.

“Estamos empolgados com o que a combinação do Ninja V e do LUMIX S1H traz aos nossos usuários, oferecendo a opção de gravar vídeo ProRes de 10 bits, para projetos de resposta rápida, ou um impressionante ProRes RAW de 5,9K e quadro inteiro de 5,9K para obter mais flexibilidade criativa. Torna-se um extraordinário e poderoso instrumento de trabalho, especialmente para oferecer o melhor HDR possível”, declarou Jeromy Young, CEO da Atomos.

Impressionante RAW de 12 bits
O Ninja V captura arquivos RAW de 12 bits altamente detalhados do S1H sobre HDMI em até 5.9K / 29.97p em tela cheia ou 4K / 59.94p em Super35. Esses arquivos não processados ​​são extremamente limpos, preservando a faixa dinâmica máxima, a precisão das cores e todos os detalhes do S1H. Os arquivos ProRes RAW resultantes permitem maior criatividade na pós-produção com tons de pele perfeitos e cores facilmente compatíveis, ideais para fluxos de trabalho HDR e SDR (Rec.709).

RAW anamórfico
Agora, mais e mais diretores de fotografia estão optando por fotografar com lentes anamórficas e a combinação Ninja V e S1H lhes atende com o novo modo 3.5K Super35 Anamorphic 4: 3 RAW. Um mundo ainda maior de oportunidades cinematográficas se abre, pois as Ninja V e S1H agora podem ser usadas como uma câmera A ou uma câmera B menor em uma produção RAW anamórfica.

Metadados avançados
Cada quadro gravado no ProRes RAW possui metadados fornecidos pelo S1H. O Final Cut Pro X da Apple e outros NLEs reconhecerão automaticamente os arquivos ProRes RAW como provenientes do S1H e os configurarão para edição e exibição automaticamente em projetos SDR ou HDR. Informações adicionais também permitirão que outro software realize extensos ajustes de parâmetros.

Atualização sem custo disponíveis em 25 de maio
Os proprietários do Ninja V e S1H ganharão esses novos recursos RAW gratuitamente. O Ninja V poderá ser atualizado ao fazer o download e instalar o AtomOS 10.5 no site da Atomos. A Panasonic lançará uma atualização de firmware gratuita no site de suporte ao cliente global da LUMIX. Ambas as atualizações estarão disponíveis em 25 de maio.

Vantagem da câmera mirrorless
A combinação de S1H e Ninja V tem vantagens únicas que outros sistemas não podem se igualar. Os anos de experiência da Panasonic em design de câmera mirrorless proporcionam um sensor estabilizado de imagem de ponta, com tecnologia ISO nativa dupla, ergonomia superior, visor eletrônico, boa duração da bateria, opções de áudio e múltiplas opções de lente, graças ao versátil L-mount. Combinada com o Ninja V, a câmera é perfeitamente adequada para configurações de dispositivos portáteis, montados nos ombros, cardan, Steadicam, no veículo ou até debaixo d’água.

Ninja V
O Ninja V permite que os usuários monitorem com precisão o sinal RAW em sua tela HDR de brilho de 1000 ”e 5” visível para a luz do dia. A configuração é simples quando a câmera é conectada com as configurações de cores perfeitamente ajustadas aplicadas automaticamente. Os usuários podem visualizar a imagem RAW com precisão no HDR em vários formatos HLG e PQ (HDR10). O Ninja V oferece acesso na tela de toque a ferramentas como formas de onda, ampliação de 1 a 1 e pico de foco, permitindo que eles aperfeiçoem seu vídeo RAW. O Ninja V grava os dados ProRes RAW em um AtomX SSDmini removível ou em outra unidade SSD. Quando a gravação é concluída, a unidade é removida e conectada ao computador via USB para descarregar e editar imediatamente.

O novo padrão ProRes RAW
Além de sua combinação inovadora de flexibilidade e desempenho, os arquivos Apple ProRes RAW são menores que outros arquivos RAW – simplificando e acelerando a transferência de arquivos, o gerenciamento de mídia e o arquivamento. Mesmo com a nova resolução mais alta de 5,9 K, os arquivos ProRes RAW do S1H podem ser facilmente editados nos Macs mais modernos. O ProRes RAW é totalmente suportado no Final Cut Pro X, juntamente com uma coleção de outros aplicativos, incluindo ASSIMILATE SCRATCH, Colorfront, FilmLight Baselight e Grass Valley Edius. O Adobe Premiere Pro e o Avid Media Composer também estão configurados para oferecer suporte ao ProRes RAW em 2020.

“Blind Love” filmado em S1H e Ninja V em 5.9K ProRes RAW
O diretor de fotografia polonês Krzysztof Sieniawski, cujo mais recente documentário estreou no History Channel, apontou as capacidades do S1H e do Ninja V. Filmado com um budget de US$ 120 mil, inteiramente em 5.9K ProRes RAW em apenas um dia, a produção teve equipe reduzida de cineastas independentes. Em “Blind Love”, Sieniawski usou uma câmera em configurações básicas para dispositivos portáteis e cardan. “Adorei trabalhar com o S1H e o Ninja, pois realmente combina com nosso estilo de filmagem em ritmo acelerado. Mas foi a qualidade da imagem que me surpreendeu. Fiquei super impressionado com as cores e a latitude que os arquivos ProRes RAW de 5,9K me deram na postagem”, analisou Sieniawski. “A imagem se mantém limpa mesmo quando fotografa com ISO alto em RAW, ao contrário de outros sistemas que tentei. Estou ansioso para usá-lo em uma produção de longa metragem em um futuro próximo”, concluiu.

Site relacionado: https://www.atomos.com/cameras/panasonic-s1h

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados

Comentários fechados.