Prova de conceito de produção em larga escala e de múltiplos fornecedores para produção virtualizada ao vivo foi feita durante o torneio de tênis profissional
ATP Media, braço de Broadcast e Mídia do ATP Tour, Amazon Web Services, Inc. (AWS) e Gravity Media, fornecedora global de instalações de transmissão ao vivo e serviços de produção, trabalharam em parceria com os principais fabricantes para empreender uma produção de Proof of Concept (PoC) de transmissão ao vivo e virtualizada em larga escala, baseada na AWS, durante os primeiros quatro dias do torneio de tênis profissional Rolex Paris Masters, evento ATP Masters 1000 realizado em Paris entre os dias 1 e 7 de novembro, que teve Novak Djokovic como campeão. “Ficamos muito satisfeitos em participar como fornecedores para apoiar a produção, trabalhando em estreita parceria com a VizRT e a Deltatre como nossos parceiros gráficos”, declarou a Grabyo.
O objetivo do PoC era ganhar experiência em primeira mão das capacidades e benefícios da produção virtualizada de transmissão ao vivo baseada em AWS em uma aplicação do mundo real. As instalações de produção foram estabelecidas nos escritórios da Gravity Media em Farnborough (ING), e foram projetadas para serem uma “sombra” das principais instalações de produção da ATP Media no local, em Bercy, Paris. Assim, foi criada uma produção completa ao vivo, utilizando um experiente diretor freelancer, replay e operadores gráficos.
Os aspectos-chave da funcionalidade de produção de transmissão avaliados neste PdC foram:
– Edição de vídeo ao vivo, incluindo o uso de múltiplos ME, transições, efeitos de vídeo digital, Keyers e superfícies de controle físico
– Reprodução em câmera lenta
– Pontuação e outros gráficos orientados por dados
– Geração e distribuição de multiviewer para usuários remotos
– Mixagem de áudio
– Edição de NLE (rápida rotação), bem como recorte e arquivamento
Para os propósitos do teste, os fornecedores foram convidados a demonstrar as capacidades completas de suas soluções em partidas de tênis, enquanto eram operados por talentos independentes imparciais em um ambiente de transmissão ao vivo. Além de trabalharem em uma configuração independente, os testes incluíram várias combinações de diferentes produtos de fornecedores para que a interoperabilidade pudesse ser avaliada.
Da quadra principal em Paris, doze imagens de câmeras ao vivo, com áudio, e duas imagens de rastreamento de bola Hawk-Eye, foram enviadas de Paris sobre fibra, via AWS Elemental Media Connect, para uma Nuvem Virtual Privada (VPC) dedicada na região oeste da UE. Os fornecedores implantaram suas soluções em instâncias neste VPC.
Deltatre, parceiro gráfico da ATP Media e do World Feed, forneceu gráficos de partida ao vivo através de uma instância Vizrt, também em execução no VPC, alimentado por feeds de dados ao vivo fornecidos a partir do site. Além de dirigir jogos ao vivo, com gráficos e replays, uma instância do Adobe Premiere Pro estava rodando no VPC, controlado através de um cliente desktop NICE DCV. Os editores podiam acessar o conteúdo e editar, de forma fluida e em tempo real, e compartilhar o conteúdo de volta para a produção ao vivo.
As instalações da Gravity em Farnborough proporcionaram um aspecto adicional de descoberta, já que a unidade industrial não estava “on-net” em termos de ser fibrada à rede global de fibra da ATP Media, de modo que os dois PCR construídos tiveram que funcionar em uma linha padrão de Internet de nível empresarial.