Home Reportagens Atualização Atomos Ninja V e Nikon Z 6 e Z 7 permitem RAW sobre HDMI

Atualização Atomos Ninja V e Nikon Z 6 e Z 7 permitem RAW sobre HDMI

Por Ricardo Batalha

Atomos apresenta revolucionária solução de gravação RAW sobre HDMI para o monitor/gravador Ninja V HDR quando combinada com as câmeras Nikon Z 6 ou Z 7

A inovação transformadora apresentada pela Atomos liberta os usuários da escolha entre recursos sem espelho, mas com menor qualidade de vídeo ou RAW de quadro completo câmeras de cinema com um preço muito baixo. “Até agora, o vídeo RAW era o domínio de câmeras de cinema dedicadas com recursos limitados ou preços muito além do alcance da maioria dos cineastas”, disse Jeromy Young, CEO da Atomos, sobre a solução de gravação RAW sobre HDMI para o monitor/gravador Ninja V HDR quando combinada com as câmeras Nikon Z 6 ou Z 7. “Trabalhando em colaboração com a Nikon, oferecemos a duas câmeras sem espelho a capacidade de gravar no formato Apple ProRes RAW, e a mensagem que é enviada aos criadores de conteúdo de vídeo em todos os lugares é a mudança no jogo. Ele diz para eles aumentarem ainda mais suas ambições e buscarem a qualidade cinematográfica que eles provavelmente supunham estar fora de seu alcance – porque agora é possível.”

Em particular, a combinação Z 6 e Ninja V permitirá que os usuários experimentem a qualidade e flexibilidade total da gravação de vídeo RAW com um sensor de quadro completo, gravando em incríveis UHD 4K de 12 bits resolução. Juntos, eles formam uma configuração de cinema de última geração a um preço acessível – que também é a primeira a qualquer preço a apresentar vídeo RAW de quadro inteiro com estabilização de imagem no corpo, abrindo novas possibilidades para gravar vídeo RAW portátil.

Os criadores recebem controle criativo completo de suas imagens de vídeo na pós-produção, pois o ProRes RAW combina a flexibilidade do vídeo RAW com o desempenho em tempo real do ProRes. O formato oferece aos cineastas uma latitude incrível ao ajustar a aparência de suas imagens e ampliar o brilho e os detalhes das sombras – tornando o ProRes RAW ideal para fluxos de trabalho HDR.

Os usuários do Ninja V agora podem atualizar com o AtomOS 10.2 gratuito para ativar a gravação RAW a partir do HDMI. Ao mesmo tempo, um novo procedimento de serviço da Nikon, a partir de hoje, instala a funcionalidade da saída de vídeo RAW às duas câmeras populares da série Z. Isso permite que as câmeras Nikon Z 6 e Z 7 produzam UHD 4K de 12 bits ou RAW full HD através de um cabo HDMI 2.0 4K para o Atomos Ninja V.

A câmera Z 6 ou Z 7 atualizada fornece os dados RAW do sensor de imagem para o Ninja V sem processamento na câmera. O Ninja V registra os dados RAW na unidade SSD removível no ProRes Formato RAW. Quando a gravação é concluída, a unidade é removida e conectada ao computador via USB para descarregar e editar.

Assista à configuração do Z6 e Ninja V para fotografar em RAW

Além de fornecer a combinação inovadora de flexibilidade e desempenho, os arquivos ProRes RAW são menores que outros arquivos RAW, o que simplifica e acelera a transferência de arquivos, o gerenciamento de mídia e o arquivamento. O ProRes RAW é totalmente suportado no Final Cut Pro X, juntamente com uma coleção de outros aplicativos, incluindo ASSIMILATE SCRATCH, Colorfront, FilmLight Baselight e Grass Valley Edius. A Adobe e a Avid anunciaram que o Premiere Pro e o Media Composer oferecerão suporte ao ProRes RAW em 2020.

O Ninja V também permite que os usuários monitorem com precisão o sinal RAW em sua tela HDR de 5” visível para a luz do dia, visualizando-o para HDR em uma variedade de formatos HLG e PQ (HDR10). Oferece acesso a tela sensível ao toque e ferramentas como formações em onda, amplia ou ativa o foco de verificação de pico para cada ângulo e faz os ajustes necessários para obter as fotos perfeitas em HDR ou SDR.

Tudo isso faz do ProRes RAW da Ninja V e da Nikon Z 6 e Z 7 uma combinação ideal para o cineasta criativo. O lançamento marca outro grande avanço na missão de Atomos de fazer as filmagens em alta qualidade RAW, o novo padrão para criação de conteúdo de vídeo.

Usuários podem atualizar suas unidades Ninja V baixando o AtomOS 10.2 mais recente AQUI

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados