O Dante Domain Manager, desenvolvido pela Audinate, ajudará o provedor de serviços de televisão, rádio, produção, pós-produção e telecomunicações Broadcasting Centre Europe (BCE) a levar seu sistema Dante para o próximo nível. A BCE atende mais de 400 clientes de diversos setores, como emissoras de televisão, emissoras de rádio, distribuidoras de filmes, produtoras, empresas de publicidade, operadoras de telecomunicações e serviços públicos. Para lidar com essa carga de trabalho, a BCE possui uma das maiores redes de telecomunicações para o mercado de mídia da Europa.
Esta rede é mantida no sistema Dante da Audinate, já que a BCE foi um dos primeiros centros de transmissão na Europa a migrar toda a sua infraestrutura para Dante em 2017. Agora, com a construção de uma nova infraestrutura de distribuição de áudio WAN, eles precisavam de uma ferramenta de gerenciamento de rede que fornecesse facilidade de uso, expansão capacidade e segurança às suas redes.
A equipe técnica da BCE optou pelo Dante Domain Manager (DDM), software de gerenciamento de rede que permite autenticação de usuário, segurança baseada em função e recursos de auditoria para redes Dante. Pierre Fuchs, técnico da BCE, explica o motivo da decisão: “Em 2017, Dante nos permitiu criar uma rede de produção muito confiável, flexível e fácil de usar. Agora, com o Dante Domain Manager, podemos gerenciar o sistema de forma segura e confiável. Estou ansioso para ver de que outra forma aplicaremos Dante no futuro”.
A Broadcasting Centre Europe (BCE) decidiu confiar no Dante Domain Manager para enfrentar alguns de seus principais desafios. A primeira e mais importante foi a segurança da rede, necessária para atender aos requisitos de transmissão ininterrupta. Com o Dante Domain Manager, todo o tráfego de controle é criptografado e os dispositivos são vinculados a uma instância específica do servidor, evitando o sequestro ou o uso não autorizado do sistema. O principal vetor de segurança é a autenticação do usuário, que vincula todas as ações de controle Dante a usuários específicos.
Também era importante que não houvesse um ponto central de falha para o relógio. Para garantir isso, o Dante usa PTP (Precision Time Protocol, IEEE1588) para fornecer um relógio sincronizado em toda a rede. Da mesma forma, o BCE usa o Dante Domain Manager como um console de gerenciamento de rede, conectando com segurança o áudio entre cada estação de rádio. Em vez de configurar conexões únicas para cada local, agora se tem uma infraestrutura “robusta e eficiente”, que é escalável e flexível o suficiente para suportar qualquer produção.
Ao configurar vários Dante Domains, ou grupos, o BCE pode controlar independentemente cada rede a partir de um local. Os administradores de rede e gerentes AV podem visualizar todos os componentes do sistema e gerenciar toda a rede AV a partir de um painel de controle.
Um último recurso importante para Fchs e sua equipe é a trilha de auditoria do Dante Domain Manager. Esta solução permite que a equipe rastreie todas as atividades em qualquer período de tempo para identificar rapidamente fluxos de trabalho inadequados, dispositivos com defeito e ações indesejadas do usuário. Essas informações instantâneas permitem que eles estejam cientes dos problemas e os resolvam rapidamente.
Sites relacionados:
https://www.audinate.com/
https://www.bce.lu/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube