Home Reportagens Audio-Technica colabora no espaço Dolby Music Studio no Sónar 2023

Audio-Technica colabora no espaço Dolby Music Studio no Sónar 2023

Audio-Technica Iberia colaborou com a Dolby para criar um estúdio de mixagem Dolby Atmos

Por Ricardo Batalha

Audio-Technica Iberia colaborou com a Dolby para criar, na 30ª edição do Sónar em Barcelona, um estúdio de mixagem Dolby Atmos. O projeto inovador tinha como objetivo mostrar o processo desde a criação musical até a reprodução, também em áudio imersivo Dolby Atmos, dentro de um carro Mercedes.

Para a criação desse estúdio Dolby, a Audio-Technica Iberia forneceu um sistema completo de monitoramento SAM da Genelec para uma configuração 7.1.4 composta por: 3 monitores ativos SAM 8350 de 8″ para LCR; 4 monitores ativos SAM 8340 de 6,5″ para surrounds; 4 monitores ativos SAM 8330 de 5″ para Overheads; 1 subgrave ativo SAM 7380 de 15″ para LFE; e 2 subgraves ativos SAM 7370 de 12″ para o gerenciamento de graves.

Além do estúdio, os visitantes tiveram a oportunidade de desfrutar do melhor som imersivo no interior de um SUV elétrico Mercedes-Benz EQS, onde puderam ouvir algumas das melhores e mais recentes faixas musicais produzidas e mixadas em Dolby Atmos, e aprender como essa mixagem é transferida do estúdio para o carro.

A música eletrônica imersiva, possibilitada pelo Dolby Atmos, oferece aos produtores um novo mundo de oportunidades criativas. Pioneiros da música eletrônica, como Kraftwerk, William Orbit e Brian Eno, já estão adotando esse novo formato, e mais de 16 serviços internacionais de conteúdo musical, incluindo Apple Music, Amazon Music e TIDAL, já estão transmitindo em Dolby Atmos. Com a crescente demanda por música eletrônica imersiva, surgem também oportunidades para transformar a forma como essa música é criada.

Durante o Sónar+D, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma sessão especial que promoveu um debate interessante com a participação de Myles Clarke, da Dolby, o lendário artista e produtor William Orbit, o engenheiro de som Luis del Toro, Lucas Holten, da Warner Music, e Florian Richter, da Mercedes-Benz. Durante a discussão, foram abordados em detalhes a produção de música eletrônica em Dolby Atmos e como os selos musicais estão expandindo esse novo formato para os fãs do gênero.

Sites relacionados:
http://www.audio-technica.es/
http://www.dolby.com/
https://sonar.es/es

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados