Por mais de dez horas, as soluções da AEQ Smartalk e Phoenix Venus permitiram uma transmissão ao vivo em comemoração ao Dia do Compositor na Holanda a partir de um trem, com assistência técnica da Yourside. A Yourside desenvolve consultoria e suporte técnico, venda e aluguel de equipamentos para televisões e rádios nos Países Baixos e em outros países próximos.
Harm Van Houten, da Yourside, comenta que “em junho de 2023 nos surgiu a necessidade de fornecer uma solução técnica para Postmen (uma agência para cinema e animação). Sobre ‘de Karel’, um trem Mat’64 de 1970, que viajava pelos Países Baixos, seriam desenvolvidas múltiplas atuações de compositores e artistas. Havia que resolver a transmissão ao vivo, o envio para sua gravação e montagem com o vídeo de forma eficaz, já que o trem não dispunha de Wi-Fi e houve que implementá-lo à parte”.
“Há pouco, a AEQ nos mostrou Smartalk, ferramenta que promovem para a conexão simples entre um interveniente esporádico ou habitual em um programa, desde seu PC, tablet ou telefone móvel, e o audiocodec Phoenix designado no estúdio, simplesmente com um enlace web direto, que envia a estação. Desenvolvem um sistema de audiocodecs na nuvem que permite enviar o áudio e receber o retorno do estúdio utilizando um telefone inteligente, tablet ou PC, com alta qualidade e baixo retardo, sem a necessidade de dispor de um audiocodec, instalar um software especial ou ter que ser ajudado para configurá-lo e utilizá-lo”, acrescenta.
Como a Yourside não queria realizar uma grande montagem técnica, optaram pelo audiocodec AEQ Phoenix Venus no estúdio, ativando uma licença de teste usando o Smartalk em um laptop. Nos trens da rede ferroviária holandesa há Wi-Fi e em todo o país há uma excelente cobertura 3G/4G, portanto, a conectividade deveria ser suficiente. “O áudio do sistema de som que se utilizava no trem se misturou e se enviou à localização de emissão e produção remota em Utrecht. O IFB foi enviado de volta ao trem para o in-ear. Para esta transmissão de áudio, usamos Smartalk da AEQ em um Mac com uma placa de áudio externa. O sinal se recebeu em Utrecht no AEQ Phoenix Venus, que tinha habilitada a licença temporária de prova Smartalk”, assinala Harm Van Houten.
O vídeo destas atuações se transmitiu ao vivo usando Aviwest (Haivision) com duas câmeras. Para realizar uma boa edição de vídeo, o áudio que acompanhava cada vídeo foi descartado, e o áudio recebido em Utrecht através do Smartalk foi posteriormente sincronizado com o vídeo, para que pudesse ser misturado com o vídeo dos dois codificadores Aviwest e o áudio no estúdio em Utrecht. “O sistema funcionou corretamente e ficamos com a ideia de que é perfeito para ser utilizado quando é necessário obter uma entrevista ou reportagem de forma imediata, sem que o técnico precise se deslocar ou haja possibilidade de levar um audiocodec. Temos certeza de que iremos utilizar bastante”, conclui Van Houten”, conclui Van Houten.
Site relacionado: http://www.aeqbroadcast.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube