Home Reportagens Audioguy Studios enfatiza os benefícios do áudio imersivo com a Genelec

Audioguy Studios enfatiza os benefícios do áudio imersivo com a Genelec

Por Redação

O popular estúdio em Seul instala um sistema de monitoramento Genelec 7.1.4 baseado nos monitores coaxiais de três vias The Ones para gravação imersiva.

O Audioguy Studios, um espaço de gravação exclusivo no centro de Seul, adotou uma abordagem diferente de muitos estúdios coreanos. Com foco na música acústica, incluindo jazz clássico e o estilo “Gukak” da música clássica coreana, a instalação escolheu um sistema de monitoramento Genelec 7.1.4 baseado nos monitores coaxiais de três vias The Ones, para permitir a adoção completa de técnicas de gravação imersiva.

O principal espaço de gravação do Audioguy difere de outros do país, pois consiste em uma sala grande, em vez de uma série de cabines de gravação isoladas. Ao adotar essa abordagem, o estúdio conseguiu tirar proveito das qualidades acústicas únicas de sua sala de gravação.

Jung-Hoon Choi, fundador da Audioguy Studios, comenta que “normalmente, os estúdios tornam o tempo de reverberação o mais curto possível para gravar principalmente o som direto da fonte, enquanto o Audioguy tem um tempo de reverberação maior de 2, 7 segundos, como uma sala de concertos.”

“Podemos gravar não apenas o som direto da fonte para o microfone, mas também uma grande quantidade de som refletido nas paredes, teto e piso. Nossa intenção aqui é produzir música com um som único e colorido”, acrescenta.

Esse tipo de ambiente tornou a gravação no 7.1.4 um processo interessante. “Com um tempo de reverberação muito longo, nossas gravações podem enfatizar todos os benefícios do áudio imersivo no 7.1.4, capturando todas as ressonâncias e reverberações da sala”, explica Choi. “Podemos gravar usando um microfone ambisônico para capturar a atmosfera imersiva e detectar microfones para capturar instrumentos individuais. No entanto, os microfones ambisônico e spot tendem a não se misturar bem, por isso tentamos separar as duas configurações diferentes de microfone usando o modelo ambisônico para cobrir o conteúdo do canal .4, bem como a fonte do canal traseiro. As fontes frontal e lateral são cobertas por microfones de ponto adicionais ao lado dos instrumentos para capturar a sensação única e atmosférica do conteúdo.”

Os resultados desse processo são monitorados e misturados usando os Smart Active Monitors coaxiais Genelec, fornecidos pelo distribuidor local coreano da Genelec, Sama Sound. O sistema compreende três 8351A como LCR, oito monitores 8331A como surround e overheads, com um subwoofer 7370A que manipula funções LF e todo o sistema configurado, calibrado e controlado usando o software Genelec GLM.

Software Genelec GLM
“Quando é necessário mixar corretamente o áudio imersivo 7.1.4 em um espaço limitado, é essencial um monitoramento preciso. A qualidade da fonte de pontos Ones é uma necessidade, e eu ficaria muito confuso ao tomar decisões de mixagem sem as correções padronizadas de resposta em frequência, nível e atraso oferecidas pelo software Genelec GLM. Usando esse sistema, os 11 monitores individuais soam exatamente como deveriam – o que é muito focado. Portanto, podemos mixar da maneira mais precisa e exata, e quando a mixagem é feita, o GLM torna muito conveniente e fácil alternar entre os formatos 3D, binaural e estéreo e analisar as diferenças”, reflete Choi.

Olhando para o futuro, Choi também está determinado a tirar o melhor proveito da nova configuração dos estúdios Audioguy. “Como agora temos este belo sistema de áudio imersivo 7.1.4, vamos gravar, mixar e dominar ativamente conteúdos de áudio mais imersivos. Além de sua precisão extraordinária, é muito interessante e divertido trabalhar com monitores Genelec”, conclui.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados